angle-left Nutrição na Unifor é referência entre universidades particulares no Brasil

Seg, 11 Fevereiro 2019 10:16

Nutrição na Unifor é referência entre universidades particulares no Brasil

Criado em 2002, o curso tem como proposta formar profissionais capazes de exercer a profissão em todas as áreas da Nutrição. Foto: Ares Soares.

O curso de Nutrição da Unifor é referência nacional. É o mais bem posicionado entre as universidades privadas das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste e o oitavo do Brasil no Ranking Universitário da Folha (RUF), considerando todas as universidades particulares.

Criado em 2002, o curso tem como proposta formar profissionais capazes de exercer a profissão em todas as áreas da Nutrição. Nele, o aluno desenvolve a concepção da segurança alimentar e nutricional e a atenção dietética.

A graduação é referência em excelência no processo de ensino-aprendizagem, com aulas práticas e dinâmicas nos laboratórios. Com isso, possibilita a integração entre as disciplinas em que são trabalhados os conteúdos, habilidades e atitudes, para que o aluno disponha de diversos recursos técnico-científicos durante a sua formação.

Além de professores com larga experiência no mercado de trabalho, o curso de Nutrição dispõe de estrutura formada por nove laboratórios, o melhor e maior complexo da região Nordeste na área. Confira a seguir cada um deles.

• Laboratório de Tecnologia de Alimentos

Ambiente responsável pelo estudo dos métodos de conservação de alimentos, por meio da elaboração de diversos produtos. Para isso, usa tecnologias como frio e calor, fermentações e reduções de atividades de água de alimentos.

• Laboratório de Práticas Dietéticas

Local onde é feita a elaboração de fichas de preparações de diversos grupos de alimentos para o desenvolvimento de receitas culinárias, com cálculo do valor nutritivo e do custo de cada porção. São realizados também estudos relacionados às modificações ocorridas com os alimentos, como o dimensionamento de pesos, medidas, indicadores de conversão dos alimentos, porcionamento e rendimento.

• Laboratório de Bromatologia

Unidade onde acontece a caracterização da composição nutricional de alimentos, com a realização de análises como umidade, cinzas, gorduras, carboidratos e proteínas, além de análises relacionadas as alterações dos alimentos.

• Laboratório de Análise Sensorial

Setor responsável pela realização de diversos testes como de aceitação e de diferenças de avaliação de produtos desenvolvidos pelos alunos, possibilitando aos mesmos análise de produtos que permitirá definição de melhores produtos a serem lançados no mercado.

• Laboratório de Avaliação Nutricional

Destinado à avaliação da composição corporal e consumo alimentar, equipados com diferentes e modernas tecnologias como calorimetria direta, bioimpedância tetrapolar, aparelho de ultrassom, adipômetros, softwares, além de manequins adulto e infantil para a simulação de práticas.

• Laboratório de Práticas Educativas

Espaços destinados aos treinos, discussões e execução de atividades de educação nutricional com instrumentos e réplicas para auxílio na execução de práticas para diferentes públicos, como modelos de alimentos, fantoches, teatro e jogos temáticos;

• Laboratório de Nutrição Materno Infantil

Equipado com balanças pediátricas, infantômetros, manequins e réplicas de mamas que proporcionam aos alunos o primeiro contato com a prática em avaliação e educação nutricional do público materno infantil, preparando-os para a prática em nível ambulatorial e hospitalar.

• Laboratório de Alimentação Coletiva

Espaço onde os alunos projetam a estrutura física de uma Unidade de Alimentação e Nutrição através de maquetes e aprendem a manusear os diversos equipamentos e utensílios utilizados na prática da alimentação coletiva.

• Ambulatório de Nutrição do Núcleo de Atendimento Médico Integrado (NAMI)

Inclui ambulatórios estruturados para atendimento nutricional com equipamentos de avaliação nutricional e materiais educativos para fortalecimento da práxis dos educandos em atendimento à comunidade, possibilitando ao aluno a vivência prática do atendimento nutricional em ambulatórios supervisionados integrados a equipes multiprofissionais, voltados para o atendimento da comunidade, abrangendo todos os ciclos da vida nas diversas doenças do trato gastrointestinal e doenças crônicas não transmissíveis.

Estude na melhor

Outros diferenciais da graduação em Nutrição da Unifor são os programas de apoio ao estudante, como os Programas Tutorial Acadêmico, de Apoio Didático e de Apoio Psicopedagógico. Além disso, o aluno é inserido em pesquisas, monitorias acadêmicas, grupos de estudo, intercâmbios internacionais, programas de extensão, ciclos de atualização e fóruns de pesquisa, dentre outros. O curso conta ainda com módulos optativos que enfatizam áreas como esporte, gastronomia e oncologia.

Atendimento Pronutra

Segundo a professora Andreza Penafort, coordenadora da graduação, outro destaque do curso de Nutrição da Unifor é o programa Pronutra, referência no País. “Um dos diferenciais dele é que inclui os alunos. Outros programas similares pelos país incluem apenas profissionais formados. Aqui na Unifor ele funciona como um programa de extensão, que tem abordagem da nutrição mais ampliada, outro olhar para o paciente, é um programa interdisciplinar. Abrange os cursos de Nutrição e Psicologia da Unifor, sempre supervisionado pelos docentes e profissionais de cada uma das áreas”, comenta. Em 2017, foram 1.300 atendimentos a pacientes com transtornos alimentares, em 2018, até agosto, foram 763 atendimentos pelo programa.

Mais informações: 3477.3000