angle-left Palestra apresenta programa que oferece curso sobre planejamento urbano sustentável na Holanda

Palestra apresenta programa que oferece curso sobre planejamento urbano sustentável na Holanda

A Universidade de Groningen (UG) é considerada a 11ª universidade mais sustentável pela lista Green Metric (Foto: studyinholand.co.uk)
A Universidade de Groningen (UG) é considerada a 11ª universidade mais sustentável pela lista Green Metric (Foto: studyinholand.co.uk)

Já pensou em aprender sobre urbanismo, planejamento ambiental e de transportes na Holanda? Aprender como 25% (em algumas cidades até 50%) dos trajetos feitos por holandeses são em bicicletas? Aprender sobre o sucesso da Holanda em proteger seu território contra inundações? Aprender sobre a sustentabilidade que envolve a alta taxa de reciclagens no país?

Estas são algumas das experiências a serem vivenciadas pelos participantes do programa Caminhos para Futuros Sustentáveis (PASF, do inglês Pathways Towards Sustainable Future), que acontecerá em janeiro de 2019 em parceria entre a Universidade de Fortaleza e a Universidade de Groningen, na Holanda.

Ficou interessado? Então não perca a palestra que será realizada na Unifor com a representante da Universidade Groningen, professora Isabelle Soares. A apresentação será ministrada em dois dias: 30 e 31 de outubro, sempre às 9h, no Auditório A4 da Unifor.

A palestra esclarecerá quais temas serão abordados no PASF, duração do curso, relevância da participação no evento, como serão ministradas as aulas e até mesmo oportunidades de estudo fora do país. O evento é promovido pela Assessoria para Assuntos Internacionais da Unifor e será aberto a todos os interessados.

Sobre o PASF (Pathways Towards Sustainable Future)

A Universidade de Groningen (UG), sediada na Holanda, está no ranking das cem mais influentes instituições do mundo. Com cerca de 27 mil estudantes e 5.500 mil funcionários de diferentes nacionalidades, a UGinveste maciçamente em pesquisas nas áreas de envelhecimento sadio, energias e sociedade sustentável.

A instituição é promotora da preservação ambiental em suas diversas vertentes. Devido a esta prerrogativa institucional, ela é considerada a 11ª universidade mais sustentável pela lista Green Metric, tendo uma visão multidimensional da proteção ao meio ambiente, a qual envolve indivíduos, planeta e performance.

Tendo isso em consideração, a Universidade de Groningen e Universidade de Fortaleza, em espírito de cooperação, promovem o curso de verão/inverno PASF - Pathways Towards Sustainable Future: Dutch Urban, Environmental and Infrastructure Planning in na Era of Turbulence, em tradução livre "Caminhos para Futuros Sustentáveis: Planejamento Urbano, Ambiental e Estrutural Holandês em Era de Turbulência", o qual abordará os temas de sustentabilidade, infraestrutura, ecologia e suas vertentes no mundo moderno, onde a preservação da natureza encontra certos entraves na modernidade.

Durante o curso, os alunos terão a possibilidade de melhor conhecer o sistema holandês de sustentabilidade e fazer uma análise comparativa com outras realidades. Assim, seu cronograma é especialmente desenvolvido para a discussão de temáticas relevantes como, por exemplo, o crescimento demográfico urbano e cidades compactas; a utilização maciça de bicicletas como meio de transporte; as adaptações físicas para áreas que correm riscos ambientais; o transporte alternativo; a infraestrutura inteligente quanto ao consumo de energia e funcionalidade; a utilização de protótipos antigos para situações atuais; a gestão de recursos hídricos para novas áreas urbanizadas; a preservação de áreas naturais;  a criação de “nova natureza” e a inserção e adaptação de conceitos holandeses à outras realidades. 

O PASF tem como público alvo alunos dos cursos de Engenharia Civil e Arquitetura e Urbanismo, contudo, também está aberto para todo o público interessado.

O programa ocorrerá em duas etapas: o Curso de Verão acontece de 7 a 11 de janeiro de 2019 na Unifor e o Curso de Inverno, de 16 a 29 de janeiro de 2019 na UG, na cidade holandesa de Groningen (Holanda).

Serviço

Palestra de apresentação do PASF
Data: 30 e 31 de outubro de 2018
Horário: 9h (em ambos os dias)
Local: Bloco A, Auditório A4 (Unifor)