null Alunos do curso de Fonoaudiologia participam da Cerimônia do Jaleco

Alunos do curso de Fonoaudiologia participam da Cerimônia do Jaleco

Em sua primeira edição, a solenidade acontece próximo dia 2 de outubro, no Auditório A3, com início às 19h.

Alunos do curso de Fonoaudiologia da Unifor começam a viver a profissão na prática a partir do quarto semestre. Foto: Ares Soares.

Cerimônia do Jaleco representa para os estudantes dos cursos de Saúde um rito de passagem essencial para a vivência real da profissão. No próximo dia 2 de outubro, 28 alunos do quarto semestre do curso de Fonoaudiologia da Unifor participam da primeira edição da solenidade. O evento acontecerá no Auditório A3, e terá início às 19h.

Segundo coordenadora do curso, Fernanda Sampaio, o momento é muito importante por marcar o início da trajetória dos estudantes enquanto futuros profissionais. “ “É nesse momento que o estudante se envolve na profissão e investe na formação. Isso estimula o interesse e ressalta a importância do momento”, destaca.

A solenidade vai contar com a apresentação da Camerata da Unifor, seguida por palestra do professor e presidente do Conselho Regional de Fonoaudiologia, Charleston Teixeira Palmeira, que vai abordar a formação ética do profissional. Logo após, os alunos serão chamados ao palco e receberão, além de um certificado, o jaleco, que é o marco simbólico da cerimônia. “A partir desse momento, o aluno já podem se sentir um fonoaudiólogo”, afirma Fernanda Sampaio.

A professora explica o porquê de a cerimônia só acontecer no quarto semestre. De acordo com ela, é nesse momento do curso que o aluno começa a ter contato com as práticas fonoaudiólogas, onde atende pacientes no Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI). O contato com os pacientes, a prática da profissão e o conhecimento dão oportunidade ao aluno de sair das teorias de sala de aula e viver a experiência.

O evento é aberto aos pais, que são incentivados pela coordenação do curso a comparecerem para sacramentar a importância do momento na vida dos estudantes.

Fonoaudiologia na Unifor

Engana-se quem pensa que um fonoaudiólogo está limitado a trabalhar em hospitais. Prevenção, avaliação, pesquisa, diagnóstico e tratamento nas diversas áreas, tais como: voz, linguagem oral e escrita, audição, motricidade orofacial, disfagia, fonoaudiologia educacional e saúde coletiva, são as vertentes de conhecimento nas quais os alunos são capacitados dentro do curso de Fonoaudiologia da Unifor. Porém, ele não precisa se prender somente a isso. Teatros, conservatórios, indústrias, educação e gestão também são áreas exploradas dentro das disciplinas.

Avaliado com conceito 4 pelo Ministério da Educação (MEC), o curso se destaca por seus diferenciais como um currículo, que permite a formação ampla como fonoaudiólogo, projetos que promovem formação integrada como o Projeto Vivenciar a Clínica Fonoaudiológica, o Ambulatório de Tontura, Disfagia e Dislexia, o Núcleo de Linguagem e o clube da transcrição, atuação interdisciplinar da fonoaudiologia e odontologia na clínica infantil e na prótese dentária, grupo de estudos em voz - UNIVOZ e em estimulação precoce, como também pesquisa e extensão, ligas acadêmicas interdisciplinares e Empresa Júnior de Fonoaudiologia.

Processo Seletivo Unifor 2019.1

A Unifor está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019.1. Nesta etapa serão utilizados dois critérios para a seleção: Prova e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Cerimônia do Jaleco do curso de Fonoaudiologia da Unifor
Data: