angle-left Palestra marca o lançamento do curso de Computação em Nuvem

Qua, 4 Dezembro 2019 15:18

Palestra marca o lançamento do curso de Computação em Nuvem

A nova graduação será ofertada em 2020.1 com 40 vagas no turno da noite


O lançamento da graduação em Computação em Nuvem, aconteceu nesta segunda-feira (2) na Universidade de Fortaleza, através da palestra intitulada “Computação em Nuvem - Realidade e Desafios”. Foto: Ares Soares.
O lançamento da graduação em Computação em Nuvem, aconteceu nesta segunda-feira (2) na Universidade de Fortaleza, através da palestra intitulada “Computação em Nuvem - Realidade e Desafios”. Foto: Ares Soares.

O lançamento da graduação em Computação em Nuvem, aconteceu nesta segunda-feira (2) na Universidade de Fortaleza, através da palestra intitulada “Computação em Nuvem - Realidade e Desafios”. O evento, objetivou explanar sobre a introdução desta nova tecnologia no âmbito digital e esclarecer ao público sobre a inserção do modelo nuvem no mercado.

Jackson Sávio, professor e coordenador do Centro de Ciências Tecnológicas (CCT) iniciou o evento ressaltando sobre a constante busca da Universidade em manter seu recém profissional atualizado diante das mudanças mercadológicas. “A Universidade de Fortaleza é uma instituição que completa 47 anos em uma trajetória de constante busca de qualidade, compatibilização com os anseios de mercado e inovação. Por isso, notamos a necessidade de uma graduação nessa área, pois formamos profissionais para o futuro”, enfatizou ao público.

Ministrada por Hélvio Machado, profissional pertencente ao International Business Machines Corporation (IBM), a palestra abordou as transformações digitais como fator principal a inserir a nova graduação no mercado. “Não tem como falarmos de nuvem, se não mencionarmos o conceito de transformação digital. O mundo se tornou digital e funciona à base de nuvem, como os livros digitais por exemplo”, comentou Machado.

Hélvio tem mais de 20 anos de experiência em tecnologia da informação (T.I), trabalhando diretamente com o Cloud Computing nos últimos 7 anos. Na IBM, já atuou como especialista de infraestrutura, arquiteto de T.I E gerente de produtos.

O conceito de cloud, e como o armazenamento em nuvem revolucionou a forma como as empresas e os usuários consomem a tecnologia, também foi discutido durante a palestra. “Quantas contas de email vocês possuem hoje? Se você possui diversas contas, você já utiliza o conceito de Multi-Cloud. O Multi-Cloud é uma realidade para alcançar agilidade. Quando analisamos as empresas, 8 em cada 10 já utilizam o modelo Multi-cCoud”, completou Hélvio.

Além disso, o profissional destaca que os principais pontos motivacionais para a adoção do modelo cloud, é segurança, escalabilidade e agilidade para conseguir resultados rápidos. “85% das empresas já estão operando com multi-cloud. Podemos aprender ao longo das experiências no Brasil e no Mundo, pois o Cloud não é um destino, é um meio para reinventar as transformações. São cinco princípios que definem a nossa abordagem para Cloud: híbrido, multicloud, aberto, seguro e gerenciável”, ressaltou ao público.

Conheça o curso de Computação em Nuvem

O profissional egresso do curso Computação em Nuvem, denominado pelo mercado local de Arquiteto-nuvem, vem suprir uma demanda reprimida de profissionais que sejam capazes de avaliar, projetar, implantar, integrar e gerenciar estruturas de computação em nuvem para a comunicação e armazenamento de informações, além de analisar a aplicabilidade das tecnologias e serviços que habitam a nuvem, nos tipos pública, privada e híbrida. 

O mercado demanda um profissional com essas habilidades, visto que recentemente em encontro com empresários da área de TI (Tecnologia da Informação) para mapear as necessidades de formação de profissionais do setor, realizada na Universidade de Fortaleza, identificou-se com clareza que o perfil desejável para o curso de Computação em Nuvem atende à demanda do mercado.

Por isso, a matriz curricular do curso está organizada no conceito de competência, traz uma abordagem metodológica orientada por problemas e oportuniza espaços de experimentação com desenvolvimento de soluções com parceiros fornecedores para computação em nuvem.

Mais informações:
(85) 3477.3819
Bloco J - sala 01