angle-left Professora e aluna do curso de Psicologia são contempladas com viagem para a Espanha

Sex, 28 Setembro 2018 17:14

Professora e aluna do curso de Psicologia são contempladas com viagem para a Espanha

Programa Top España, promovido anualmente pelo banco Santander, tem como proposta oferecer contato com a língua e cultura espanholas.


A aluna Maria Beatriz e a professora Rosa Brito ficarão na Espanha por três semanas. Foto: Arquivo Pessoal.
A aluna Maria Beatriz e a professora Rosa Brito ficarão na Espanha por três semanas. Foto: Arquivo Pessoal.

Desfrutar da oportunidade de estudar espanhol por três semanas em uma das instituições de ensino superior mais tradicionais da Europa. Foi o que a professora do curso de Psicologia da Unifor Rosa Brito, e a aluna Maria Beatriz, estudante do 3º semestre da graduação, vivenciaram entre os meses de junho e julho deste ano. 

Realizado pelo Banco Santander, o programa tem como principal objetivo proporcionar aos participantes selecionados o contato com a cultura local e o aperfeiçoamento da língua espanhola. 

Maria Beatriz conta que tomou conhecimento do programa através do site da Unifor. “O programa é muito interessante porque você tem uma imersão na cultura espanhola, mas  também do Brasil inteiro, já que vão pessoas de todo o Brasil. Aprendi muito e fiz vários amigos, o contato continua. Foi uma experiência única na vida, que conta também para o currículo”, afirma a estudante. 

O programa, que fomenta o ensino e a partilha de culturas diversas, reflete na carreira acadêmica dos alunos, o professor que vive essa experiência também agrega ao seu currículo a vivência de conhecer uma nova cultura.“É marcante tanto para o aluno quanto para o professor, têm muito de se aprofundar ou conhecer uma nova língua, de poder viver a cultura local, partilhar da cultural de um povo completamente diferente, estar em um momento de curso de férias em uma universidade que recebe pessoas do mundo inteiro. É uma experiência única, sem igual, sem dúvidas, muito bacana e inigualável”, destaca a professora Rosa Brito. 

O aluno que participa de um programa como o Top España está mais preparado para a realidade acadêmica e profissional, uma vez que por meio do domínio de uma segunda língua é possível ler e desenvolver textos em espanhol ou inglês, por exemplo. “Além do inglês o espanhol é uma das línguas mais faladas do mundo, então, o aluno fica bastante instrumentalizado para esse contato com o textos e artigos na língua espanhola”, ressalta a professora. 

Sobre o Top España 

A iniciativa faz parte do Programa de Bolsas do Santander Universidades, lançado em 2010, e está na sua 5º edição na Universidade de Fortaleza. O objetivo do programa é proporcionar ao aluno o contato com a cultura local e o aperfeiçoamento da língua espanhola durante uma viagem de três semanas à cidade de Salamanca, sob a supervisão de um professor da Unifor. Ao todo são distribuídas cem bolsas entre as universidades brasileiras, que inclui passagens, curso de espanhol, alimentação e hospedagem em residência universitária. E ainda, alguns passeios culturais são proporcionados ao grupo.

Psicologia na Unifor  

Melhor curso privado do Norte e Nordeste segundo o Ranking Universitário da Folha de São Paulo (RUF), o bacharelado em Psicologia da Universidade de Fortaleza (Unifor), possui 34 anos de tradição. A graduação possui foco nas áreas de Processos Clínicos e Intervenções em Saúde, Processos de Gestão e Saúde do Trabalhador e Processos Educativos e Sociais, com objetivo de formar psicólogos generalistas, pluralistas, competentes e éticos, por meio do fomento ao conhecimento do fenômeno psicológico, contemplando a multiplicidade de enfoques teóricos e metodológicos que caracteriza a Psicologia.

O psicólogo graduado na Unifor será capaz de atuar de forma preventiva e terapêutica, articulando a atuação profissional com a produção do conhecimento. Sua formação permitirá o desenvolvimento de senso crítico que propicie reflexão constante entre o conhecimento teórico e a prática profissional.

Processo Seletivo 2019.1 

A Unifor está com inscrições abertas para o Processo Seletivo 2019.1. Nesta etapa serão utilizados dois critérios para a seleção: Prova e a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).