angle-left CCT divulga programação oficial da Semana de Engenharia Elétrica

CCT divulga programação oficial da Semana de Engenharia Elétrica

Evento acontece em novembro e comemora os 40 anos de formação da primeira turma


A Universidade de Fortaleza, por meio do Centro de Ciências Tecnológicas promove, nos dias 21, 22 e 23 de novembro, a Semana da Engenharia Elétrica, com o objetivo de reunir alunos, professores e profissionais da área para acompanhar e discutir as constantes mudanças e evoluções tecnológicas em uma das áreas mais dinâmicas do mercado, além de discutir temas mais voltados para os alunos da graduação. Na ocasião, também será comemorado o Dia Nacional do Engenheiro Eletricista.

O evento é uma realização do curso de Engenharia Elétrica da Unifor, criado em 1973. O bacharelado, com duração de cinco anos, é avaliado como o melhor do Norte/Nordeste, segundo o Ranking Universitário do jornal Folha de S. Paulo, avaliação anual do ensino superior do Brasil feita desde 2012. 

A ideia surgiu a partir do pioneirismo do curso, uma vez que foi o primeiro da área no Ceará. “A gente quis representar o curso nesse ano específico, em que se comemora os 45 anos de curso e 40 anos de formação da primeira turma”, comenta o coordenador do curso de Engenharia Elétrica da Unifor, Bruno Ricardo Almeida.

A programação do evento será ampla e irá contemplar estágio, empresas juniores, inovações tecnológicas e muito mais. “Sabendo que muitos alunos possuem uma dificuldade na hora de procurar um estágio, teremos uma palestra voltada para o assunto, na ocasião também vamos celebrar a criação da Empresa Júnior do curso em conjunto com a Engenharia de Controle e Automação, a Protheus. Além de mesas-redondas e palestras sobre renovação e novos rumos para o fortalecimento dos engenheiros, a partir das eleições do CREA, que foram ano passado”, declara.

Entre os convidados estão Jurandir Picanço, consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará; Emanuel M. Mota, presidente do CREA/CE; e Luiz Coelho Júnior, especialista de inovação do grupo ENEL Brasil atuando em Gestão de Inovação.  

As inscrições poderão ser confirmadas no local.

Programação

21 de novembro de 2018

9h às 10h30
Geração distribuída: novos caminhos para o estado do Ceará

Participante: Eng. Jurandir Picanço, consultor de energia da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC) e presidente da Câmara Setorial de Energias Renováveis do Ceará; Luiz Coelho Júnior, especialista de inovação do grupo ENEL Brasil atuando em Gestão de Inovação;
Local: Auditório A1

11h às 12h
Estágio e empregabilidade: traçando uma estratégia de sucesso

Participante: Profa Karol Mota, Central de Carreiras e Oportunidades
Local: Auditório A1

18h às 19h30
CREA-CE: Renovação e novos rumos para o fortalecimento dos engenheiros

Participantes: Eng. Civil Emanuel M. Mota, presidente do CREA/CE; Eng. Eletricista José Sydney, membro da Câmara Setorial de Elétrica do CREA/CE
Local: Auditório A1

19h30 às 21h
Transformação Digital: Por que nos preocupamos tanto com ela?

Participante: Eng. Luiz Coelho Júnior, especialista de inovação do grupo ENEL Brasil atuando em Gestão de Inovação. Ao longo de sua trajetória, possui Mestrado, MBA Internacional Executivo em Liderança (Wharton University - EUA e Unifor), cursos executivos em Inovação pela Columbia University (2018), IBMEC (2007) e ISE Bussines School (2017)
Local: Auditório A1

22 de novembro de 2018

9h às 10h30
Mesa-Redonda: A carreira acadêmica e as oportunidades para egressos de Engenharia

Participantes: Profa. Leonarda Castro, Coordenadora da Escola de Tecnologia da Unifor; Prof. Dr. Paulo Praça, Programa de Pós-Graduação da UFC
Local: Auditório A2

11h às 12h
Importância da atuação da Empresa Júnior nos cursos de graduação

Participantes: Profa. Michelle Galvão, representante da Vice-Reitoria de Graduação/Unifor; Daniel Jaguaribe, presidente da PROTEUS (Empresa Júnior da Engenharia Elétrica/Controle e Automação/UNIFOR); Gabriel Marçal e Élcio Lima, Diretor de Marketing e Diretor Administrativo Financeiro da TECSYS (Empresa Júnior da Engenharia Elétrica /UFC), respectivamente
Local: Auditório A2

18h às 19h
A experiência de Montreal: oportunidades para estudos e trabalho fora do país

Participante: Eng. eletricista Ricardo Gomes, egresso de Engenharia Elétrica da Unifor, Engenheiro Júnior pela Ordem dos Engenheiros do Quebec – OIQ e Engenheiro Pleno pela Ordem dos Engenheiros de Portugal – OEP.
Local: Auditório A4

19h30 às 21h
Associação Brasileira de Engenheiros Eletricistas (ABEE): História e caminhos para uma categoria forte e representativa 

Facilitador:  Francisco Webston Torquato de Lima (presidente da ABEE seção Ceará)
Local: Auditório A4

23 de novembro de 2018

9h às 10h30
Procedimentos e normas para comissionamento de sistemas fotovoltaicos

Facilitadoras: Engenheiras Jéssica Guimarães e Francisca Dayane, professoras do curso de Engenharia Elétrica/Unifor
Local: Auditório A2

10h às 11h
Mesa redonda: Mulheres das exatas! Diálogos e reflexões

Interloucutoras: Profª Dayane Carneiro (Eng. Elétrica/Energias Renováveis), Daniela Santabaia (Eng. Elétrica/Eletrônica), Jéssica Guimarães (Eng. Elétrica), Kamila Lins (Eng. Mecânica) e Liádina Camargo (Ciências da Computação)
Local: Auditório A2