null Trabalho do curso de Medicina ganha menção honrosa

Ter, 5 Novembro 2019 15:10

Trabalho do curso de Medicina ganha menção honrosa

Profª Maria de Fátima Figueirêdo e a aluna Larissa Silveira de Oliveira com a imagem premiada. Foto: Arquivo pessoal.

O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza participa da exposição "Arte sob o microscópio", que acontece no MAUC - Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará.

O objetivo do evento é apresentar imagens obtidas por diferentes técnicas de microscopia em formato de exposição artística, culminando na confecção de uma coletânea com todas as imagens selecionadas para exposição e de um calendário virtual para o ano 2020, contendo as imagens de maior destaque da exposição. O calendário será composto pelas imagens premiadas em cada categoria.

A professora Maria de Fátima Figueirêdo e a aluna Larissa Silveira de Oliveira, ambas do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, tiveram a imagem microscópica enviada por elas selecionada na exposição e receberam menção honrosa como uma obra de arte.

"Eu fiquei muito feliz quando recebi a notícia, porque a gente tinha escolhido essa imagem a um tempo e soube na quarta-feira que ela tinha sido selecionada e fiquei feliz, porque ela é realmente muito bonita e representa bem o título Cheiro Colorido", afirma a professora.

A imagem corresponde a fossa nasal de um roedor, captada via scanner no Laboratório Morfofuncional do curso de Medicina.

De acordo com a professora, a lâmina que foi usada para captar a foto é usada pela turma do segundo semestre do curso de Medicina e foi, por meio dela, que professora e aluna desenvolveram o trabalho para o envio da imagem.

O trabalho é intitulado "Cheiro Colorido" pela suas cores bastante vivas, que dá um realce à imagem e pelo fato de ser uma imagem que retrata a fossa nasal de um ser vivo.

Maria de Fátima Figueirêdo e Larissa Silveira estão concorrendo, pelo voto popular, a menção honrosa de campeã, que será divulgada no final da mostra.

A votação estará aberta até o final da apresentação e pode ser realizada através do link

A exposição teve início no dia 29 de outubro e continua aberta para visitação do público até o dia 29 de novembro, para quem quiser apreciar os demais trabalhos do evento.

Sobre a exposição

A Exposição Arte sob o Microscópio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfofuncionais, da Liga Acadêmica de Embriologia e Microscopia Aplicada da UFC e da Seara da Ciência, com apoio da Central Analítica, do Escritório Modelo de Design da UFC, da Coordenadoria de Comunicação Social e Marketing Institucional da UFC, do Museu de Arte da UFC, das Bibliotecas Central do Campus do Pici e de Ciências da Saúde da UFC, e da Imprensa Universitária.