angle-left Unifor recebe V Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia

Unifor recebe V Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia

O evento é organizado pela Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia e oferece rodas de conversa sobre temas diversos


Dra Liduina Rocha, presidente da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO). Foto: Informe Socego.
Dra Liduina Rocha, presidente da Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (SOCEGO). Foto: Informe Socego.

Nos dias 22 a 24 de novembro, a Universidade de Fortaleza (Unifor) recebe o V Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia, realizado pela Associação Cearense de Ginecologia e Obstetrícia (Socego) e que acontece nos blocos A e B da Universidade. Além de oferecer uma programação científica com vários convidados nacionais de interesse da especialidade, o evento estimula e convida profissionais interessados como enfermeiros, fisioterapeutas, psicólogos  e estudantes a participarem também dos encontros e rodas de conversa abertos ao público, ampliando para a população a chance de dialogar sobre questões importantes ao universo feminino.

O V Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia será  uma importante atividade Científica que reunirá, em sua 5ª edição, aproximadamente 500 participantes, entre Médicos e Residentes de Ginecologia, Obstetrícia, Mastologia, Oncologia ginecológica, Radiologia entre outros profissionais de saúde.

O Congresso abordará um amplo e democrático debate sobre os avanços e aprimoramentos científicos nas áreas, principalmente, ligadas a Saúde da Mulher e será um convite para a reflexão sobre temas comuns à prática diária dos ginecologistas e obstetras.

O evento apresenta a necessidade atual de discutir propostas, compartilhar experiências e promover atualizações na área. O roteiro do evento abrange temas de avanços e conquistas como: reprodução humana, biomarcadores, prevenção da mortalidade materno infantil, medicina fetal, sexualidade, novas tecnologias, endometriose, mastologia, infecções obstétricas e entre outros assuntos de interesse do universo ginecológico e obstétrico. ”Este evento representa o nosso esforço em respeitar a pluralidade de pensamentos e o trabalho dos profissionais que se dedicam nas boas práticas da assistência à saúde feminina”, destaca Dra Liduina Rocha – Presidente da Socego.   

Para a professora Silvia de Melo, coordenadora do curso de Medicina da Unifor, o objetivo do evento é que ele aborde os temas mais amplos possíveis, contribuindo com o bem estar das mulheres através das conversas e palestras a serem oferecidas. “Não queremos delimitar perfis nem grupos de pessoas que participarão. Todas as mulheres estão convidadas a participar”, explica. 

A professora acrescenta ainda que vê o evento como uma grande oportunidade de interagir com as mulheres. “A sociedade de ginecologia e obstetrícia cuida da saúde da mulher, então esse é o momento em que os especialistas se reúnem para refletir sobre esses cuidados e aproveitar para discutir com as próprias mulheres e dizer o que achamos importante para a evolução da sociedade, assim como para a prevenção, o cuidado e a promoção da saúde dessas mulheres”, conclui.

Já para Marcus Bessa, integrante da Comissão Científica do Congresso e um dos organizadores do evento, há um certo amadurecimento da especialidade. “O médico é um especialista muito isolado, no pedestal, então na hora que ele desce desse pedestal e senta no chão em uma roda de conversa, isso é muito simbólico. Isso faz ele lembrar da essência da profissão, daquilo que o fez ser médico, que é cuidar das pessoas”, relata.

Programação

II Encontro com o Feminino Plural
22/11/18 às 14h - As Mulheres e as Cidades
23/11/18 às 9h - As Mulheres Negras e as cidades
23/11/18 às 14h - A Violência contra as Mulheres nas Cidades
24/11/18 às 9h - As Mulheres e a Literatura

Rodas de Conversas

Roda de conversa 1: 22/11/18 às 16h
Tema: "Aborto, precisamos conversar!" 
Convidado: Olímpio Morais

Roda de conversa 2: 23/11/18 às 16h
Tema: "Autonomia feminina: do pré-natal ao parto". 
Convidada: professora Carla Polido

Roda de conversa 3: 24/11/18 às 9h
Tema: "Nasceu. E agora?"  
Convidada: professora Márcia Machado

Serviço

V Congresso Cearense de Ginecologia e Obstetrícia
Data: 22 a 24 de novembro de 2018
Local: Bloco A e Bloco B
Hora: a partir das 9h
Programação completa: http://www.congressocearensedego.com.br/ 
Mais informações: (85) 3477-3676