angle-left Unifor participa da Feira do Conhecimento 2018 com exposições e palestra

Unifor participa da Feira do Conhecimento 2018 com exposições e palestra

A palestra será ministrada pelo diretor do Centro de Ciências Tecnologicas, professor Jackson Sávio


A Unifor, por meio de seu Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), participa do evento com exposições de jogos interativos. Foto: Divulgação.
A Unifor, por meio de seu Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), participa do evento com exposições de jogos interativos. Foto: Divulgação.

A Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior (Secitece) realiza, de 21 a 24 de novembro de 2018, das 9h às 20h, a segunda edição da Feira do Conhecimento – Ciência, Tecnologia, Inovação e Negócios, no Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste). Durante quatro dias, a feira vai reunir academia, empresas, governo e comunidade para mostrar como a ciência e a tecnologia podem ajudar na redução das desigualdades.

Entre as instituições parceiras do evento, a Universidade de Fortaleza (Unifor), por meio de seu Centro de Ciências Tecnológicas (CCT), participa com exposições de jogos interativos, com o objetivo de estimular a troca de ideias entre alunos e visitantes do estande.

No total, serão 200 expositores apresentando soluções tecnológicas para melhorar áreas fundamentais para a sociedade, incluindo saúde, educação, segurança, cidades, agricultura, recursos hídricos, energias renováveis, inclusão e diversidade. A programação, totalmente gratuita, contará com palestras, oficinas, demoday, hackaton, campeonato de robótica, corrida de drones, mostra de games, estação de jogos analógicos e digitais, sessões no planetário móvel, dentre outros.

A expectativa é reunir cerca de 10 mil pessoas, entre jovens empreendedores, empresários, estudantes, professores e pesquisadores, profissionais da área de tecnologia, gestores e comunidade em geral.

Na ocasião, a Universidade de Fortaleza também prepara uma palestra no primeiro dia de evento, das 11h às 12h, na Arena Ciência, com o tema "Uma conversa com o futuro" a ser ministrada pelo professor Jackson Sávio, diretor do CCT da Unifor. Além das oportunidades de networking e de negócios, a Feira do Conhecimento contará com oficinas, seminários, workshops e exposição sobre diversos temas. Tudo de graça e segmentado para os diversos públicos de interesse. Serão mais de 260 horas de conteúdo gratuito com os maiores especialistas para desenvolver seu conhecimento.

Para a professora Juliana Marinho, do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, os alunos da Universidade que participarem do evento poderão ampliar seus horizontes com as diversas atividades apresentadas durante toda a programação. “Além de ganhar profissionalmente com essa experiência, os alunos vão poder expor a Unifor de maneira positiva e criar relações profissionais, valorizando os trabalhos que são desenvolvidos por alunos e professores durante todo o curso”, relata a professora.

Em 2018, a Feira do Conhecimento ganha um novo formato para facilitar o acesso do visitante à sua área de interesse e favorecer o networking, a formalização de parcerias e a realização de negócios. Ocupando um espaço de 9 mil m², no Pavilhão Leste do Centro de Eventos do Ceará, a Feira será dividida em três grandes áreas:

Ciência: O espaço irá concentrar atividades e expositores ligados à educação superior e profissional, pesquisa básica e aplicada, bem como empresas e instituições que desenvolvem e promovem o conhecimento científico. É na área Ciência que estarão localizadas também as atividades de popularização da ciência promovidas pela Secitece, como as mostras Ceará Faz Ciência e Salão do Inventor Cearense, o Planetário Móvel e a unidade móvel do Ciência Itinerante, dentre outras.

Na área destinada à Tecnologia, estarão em exposição empresas e instituições de TIC, robótica e games, além de projetos e soluções para tecnologias assistivas. O visitante também poderá desfrutar de um espaço exclusivo para gamers e desenvolvedores com Museu do Videogame, estação de jogos digitais e analógicos e Just Dance. O desafio Hackathon, Game Jam, um campo para realização de corrida de drones e o Campeonato Estadual de Robótica prometem animar o espaço.

Inovação e Negócios: Para mostrar as novidades na área de inovação e fomentar a cultura do empreendedorismo, o espaço irá reunir programas e agências de fomento, empresas inovadoras, aceleradoras, incubadoras e startups. O Programa Corredores Digitais, promovido pela Secitece, será um dos destaques da área, trazendo os 50 melhores projetos desenvolvidos pelos times das edições 2017 e 2018 do Programa para estarem no Demoday Corredores Digitais.

Serviço

Feira do Conhecimento 2018
Data: 21 a 24 de novembro de 2018
Hora: 9h às 20h
Local: Centro de Eventos do Ceará (Pavilhão Leste)
Centro de Eventos do Ceará – Pavilhão Leste
Mais informações: www.feiradoconhecimento.com.br