null Vestimenta padronizada fortalece identidade do curso de Enfermagem

Qua, 12 Fevereiro 2020 11:00

Vestimenta padronizada fortalece identidade do curso de Enfermagem

Neste semestre 2020.1, o curso de Enfermagem está adotando vestimenta padronizada para práticas no laboratório e campos de estágio, com o objetivo de preparar os alunos para o ambiente profissional. A iniciativa contribui para fortalecer a identidade do curso no campus e promover a valorização da categoria, que entre outros requisitos também passa pela apresentação pessoal dos profissionais.

Os alunos começam a utilizar o laboratório da Universidade, que detém tecnologia avançada, a partir do 3° semestre. Todos são orientados a utilizar calça jeans básica, blusa branca com o nome Enfermagem, sapato fechado (tênis ou sapatilha) com cores básicas, além do jaleco com o símbolo da Unifor. A prática ajuda os alunos a se adequarem mais facilmente à vestimenta exigida nos campos de estágio, que também iniciam no 3° semestre.

Para os estágios em Unidades Básicas de Saúde ou Centros de Atendimento Psicossocial (CAPs), a vestimenta é a mesma da implementada no laboratório. “No lugar da blusa branca com o nome Enfermagem, o aluno pode utilizar a blusa da Saúde Coletiva”, explica a professora Karoline Oliveira, coordenadora do curso de Enfermagem. “Já nos estágios em hospital, os alunos devem utilizar roupa toda branca e jaleco preferencialmente com o símbolo da Unifor”, complementa.

A coordenadora destaca ainda a necessidade de cumprir a Norma Regulamentadora 32. Além do zero adorno, que inclui a proibição de itens como brincos, alianças e pulseiras, a norma destaca a necessidade de uso obrigatório dos Equipamentos de Proteção Individual.

Orientações para o jaleco

• Lavá-lo com frequência
  • Usar sempre o jaleco fechado
  • Evitar utilizar o jaleco amassado