null XVI Fórum de Defesas de TCCs do Curso de Engenharia Ambiental e Sanitária acontece de forma virtual

As defesas ocorrerão via hangout meet nos dias 14 e 15 de julho

Professor Oyrton Monteiro, coordenador da graduação em Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza (Foto: Ares Soares)

Os fóruns de apresentações de TCC do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, ocorrem ao final de cada semestre.

Em sua décima sexta edição, neste semestre, o Fórum acontecerá de forma virtual, devido ao isolamento social ocasionado pelo novo coronavírus. As apresentações irão acontecer nos dias 14 e 15 de julho e serão transmitidas via hangout meet.

Segundo o professor Oyrton Monteiro Junior, coordenador do curso, as apresentações presenciais durante o Fórum aconteciam de acordo com o cronograma:

● Acolhida, por algum membro da coordenação do curso (secretário do fórum), dos membros da banca e demais presentes que desejam prestigiar a apresentação do aluno;

● Defesa do trabalho, com a duração de 15 a 20 minutos;

● Após a defesa, o secretário convida os membros da banca para compor a mesa de avaliação do aluno;

● O professor orientador toma a palavra e media os comentários ao trabalho do aluno;

● Após arguição do candidato, o secretário solicita que todos ou ouvintes se ausentem do local para que a banca possa finalizar a avaliação aluno com maior conforto;

● Feitas as avaliações, o secretário convida a todos a retornarem ao local para a leitura da ata e do resultado final para o aluno.

O coordenador destaca que no Fórum virtualizado, é esperado que todos os mecanismos das defesas sigam o mesmo ritual. “Esperamos que funcione da mesma forma, com a presença de todos os atores - aluno, orientador, membros avaliadores, secretário e ouvintes - em sala virtual específica para este fim”, completa ele.

As apresentações ocorrerão via hangout meet através do link disponível aqui

Confira algumas dicas para defender o TCC de forma virtual

As atividades presenciais suspensas em todo o país obrigam os universitários que estão em seu período de conclusão do curso a defenderem o seu TCC de forma virtual. A apresentação final causa bastante ansiedade e nervosismo, por isso, o coordenador Oyrton Monteiro Junior ressalta algumas recomendações essenciais para quem vai passar pela experiência:

Pense na elaboração

Por ser um momento de muita importância na vida acadêmica dos alunos formandos, é interessante

pensar na elaboração da apresentação e de suas partes.

Treine continuamente

Treine algumas vezes e, se possível, antes da apresentação final.

Fique atento ao tempo

Cronometre o tempo de apresentação enquanto ensaia, essas ações podem ajudar a criar mais confiança e dissipar um pouco da tensão existente.