Por considerar as diferenças e buscar ações para efetivar a proposta de inclusão social e educacional, buscando a compreensão da subjetividade de alunos com necessidades especiais, a Unifor apresenta ações e projetos com méritos de uma instituição verdadeiramente inclusiva.
Também atenta à questão da acessibilidade no Campus, a Universidade procura diminuir as barreiras arquitetônicas, com a oferta de alguns equipamentos físicos e visuais em partes de maior movimentação do campus, além de projetos comunicacionais, metodológicos, digitais e, principalmente, atitudinais (ver aba ao lado sobre o Programa de Apoio Psicopedagógico – PAP).
Acessibilidade na Unifor
Arquitetônica
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Carteira acessível para usuário de cadeira de rodas e cegos
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Cadeiras mais largas para obesos.
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Cadeira de apoio para o intérprete de libras.
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Banheiros acessíveis
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Elevadores plataformas elevatórias
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Piso podotátil
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Balcão rebaixado
Comunicacional
Disciplinas em EaD acessível para surdos e deficientes visuais
Surdos
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Equipe com 6 tradutores e intérpretes de Libras.
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Acessibilidade do aluno surdo em sala de aula, monitoria, estágios e eventos acadêmicos.
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Dois professores surdos.
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Oferta da disciplina de Libras para todos os cursos (presencial e a distância).
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Curso de secretariado em EaD, todo acessível em Libras.
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Tradução e adaptação da escrita do surdo no TCC, dissertação e tese.
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Gravação de vídeo em Libras dos informativos da Unifor.
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Gravação de vídeo como apoio nas pesquisas de pós-graduação, realizadas por estudantes surdos ou com a inserção de surdos na amostra.
Deficiência Visual
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Disponibilização de ledor para alunos cegos total e parcial.
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Baixa visão: ampliação do material avaliativo e apostilas.
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Avaliação no computador e uso do aplicativo NVDA (ledor de tela).
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Uso de scanner para adaptação de material (livros e apostilas) escrito para áudio.
Disciplinas em EaD com audiodescrição.
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Linha Braille – tecnologia que digita em braille e registra em texto no computador (uso nas avaliações) [material adquirido em 2018, ainda em teste]
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Placas em Braille nas portas dos banheiros.
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Treino de mobilidade pelo Campus.
Pedagógica
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Apoio no vestibular aos candidatos que indicam uma necessidade específica (aprendizagem, emocional, deficiências, transtornos, etc).
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Escuta psicológica individual e em grupo dos estudantes, que apresentam queixas emocionais que interferem em seu processo acadêmico.
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Acompanhamento dos alunos com Transtorno de aprendizagem, deficiência intelectual, Transtorno do Déficit de Atenção (TDAH), Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outros comprometimentos
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Envio de informativos ao professor sobre a chegada em sua disciplina de um aluno com deficiência; encaminhando orientação para cada situação específica (no início de cada semestre).
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Projeto MEDIA (Mediação do Educador para Docência Inclusiva e Acessível no Ensino Superior) - Acompanhamento do professor com alunos com necessidades educacionais específicas sobre formas de atendimento às demandas da Educação Inclusiva e a parceria no desenvolvimento de estratégias para o processo ensino e aprendizagem das pessoas em suas especificidades.
Atitudinal
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Prevenção com os estudantes - (PRE)TENSÃO, oficina de habilidades emocionais que objetiva desenvolver autoconhecimento e criar estratégias para o enfrentamento da ansiedade diante das situações avaliativas.
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Fomenta a cultura da inclusão a partir de eventos acadêmicos com a temática da inclusão social e educacional, para comunidade acadêmica interna e externa
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Oficinas e rodas de conversa sobre como lidar com alunos com necessidades educacionais específicas.
Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) | De segunda a sexta-feira, 7h30 às 12h e 13h30 às 19h.
- (85) 3477-3399
- papunifor@gmail.com
- Bloco N, sala 12
O Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) é o setor da Universidade responsável por orientar e acompanhar alunos com Necessidades Educacionais Específicas (NEE), que podem englobar questões cognitivas, emocionais, físicas, motoras, visuais e/ou auditivas. O atendimento é gratuito e extensivo a funcionários da Universidade.
Com a missão de promover a Cultura de Inclusão e Acessibilidade da comunidade acadêmica na Unifor, o PAP conta com três objetivos principais. São eles:
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Viabilizar os serviços voltados para a acessibilidade da pessoa com deficiência e dos alunos com necessidades educacionais específicas;
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Oferecer suporte aos docentes, aos funcionários e aos pais de alunos no desenvolvimento de competência para praticar a inclusão educacional no ensino superior;
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Contribuir com a promoção do bem-estar emocional da comunidade acadêmica.
Desse modo, o setor oferece atendimentos de psicologia e psicopedagogia; efetiva a acessibilidade das pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas e fomenta a cultura da inclusão; além de desenvolver um grupo de estudo e pesquisa com as temáticas de educação, psicologia, acessibilidade e inclusão.
Projetos & Ações
Participação no Vestibular
A partir de 2010, de forma mais efetiva, em parceria com a Comissão Permanente de Processo Seletivo (CPPS), o PAP passou a atuar na proposta de inclusão do candidato ao Vestibular, possibilitando a participação de todos no processo seletivo até o acompanhamento da aplicação e correção da prova. A equipe do PAP atua como fiscal diferenciado, por ser o apoio e mediar o acesso do candidato, podendo vir a atuar como ledor, transcritor, colaborar com a mobilidade do candidato, oferecer o intérprete de LIBRAS, acolher aqueles que apresentam limitações e questões emocionais no momento avaliativo.
Promoção e Inclusão nos Eventos da Universidade
A participação do PAP nos eventos acadêmicos e artísticos do Campus propõe-se a efetivar a inclusão do sujeito surdo por meio dos serviços dos intérpretes de LIBRAS e contribuir com a mobilidade e audiodescrição para os cegos.
Eventos de Fomento da Cultura da Inclusão
O PAP, com a parceria da Vice-Reitoria de Graduação, promove a cada dois anos o Encontro de Inclusão Social e Acessibilidade (EISA), a fim de fomentar a cultura da inclusão, a partir de debates com políticos, educadores, pesquisadores, estudantes, profissionais da área da saúde, de forma que sempre haja pessoas com deficiência nessas posições, não só como ouvintes. Desse modo, alcança a comunidade acadêmica interna e externa; profissionais da rede de escolas pública e privada; profissionais da educação e sociedade em geral, e, por ser um evento de inclusão social e acessibilidade, ocorre de forma gratuita, para o público em geral.
Em períodos intercalados ocorre o Ciclo de Debates sobre Inclusão Social e Acessibilidade, em um formato mais compacto e sem apresentação de trabalhos. Desse modo, ocorre em anos ímpares o EISA e nos anos pares Ciclo.
Modalidades de Atendimentos
Os atendimentos podem ocorrer de forma individual ou em grupo, em psicologia, psicopedagogia e acessibilidade, a fim de atender as demandas emocionais, cognitivas e de acesso das pessoas com deficiência e necessidades educacionais específicas. Em prol da acessibilidade oferta-se o serviço de intérprete, de ledor, mobilidade e adaptação de material. Ressalta-se que o grande diferencial do PAP, para os demais núcleos de atendimento nas IES é o atendimento psicológico, acompanhamento docente e familiar.
Projetos PAP
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(PRE)TENSÃO - oficina de habilidades emocionais. Ofertado para todos os alunos da Universidade, ocorre por meio de encontros quinzenais, mediado pela coordenadora do PAP e um psicólogo em formação, com um grupo de 25 pessoas a fim de trabalhar as tensões antes das atividades avaliativas.
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MEDIA - Mediação do Educador para Docência Inclusiva e Acessível no Ensino Superior. Acompanhamento do professor com alunos com necessidades educacionais específicas, em sua turma, para dialogar sobre formas de atendimento às demandas da Educação Inclusiva e a parceria no desenvolvimento de estratégias para o processo ensino e aprendizagem das pessoas em suas especificidades.
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PAPEANDO (CON)TEXTO. Grupo de estudo vinculado ao Grupo de Pesquisa Educação nas Profissões da Saúde, com encontros quinzenais para dialogar sobre as temáticas propostas, produções de artigo e participação em eventos acadêmicos.
Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) | De segunda a sexta-feira, 7h30 às 12h e 13h30 às 19h.
- (85) 3477-3399
- papunifor@gmail.com
- Bloco N, sala 12