CEBAS

 

Iniciativa da Fundação Edson Queiroz, detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS), para ampliar as oportunidades de acesso ao ensino superior.

As bolsas serão válidas para os cursos de graduação presencial e EAD da Unifor, e serão concedidas após análise e comprovação socioeconômicas dos candidatos inscritos.

A chance que você esperava para se concentrar no que realmente importa: o seu futuro!

 

 

Processo Seletivo

O candidato deverá atender cumulativamente aos seguintes requisitos:

1. Comprovar renda familiar bruta mensal per capita bruta de até 1 ½ (um salário mínimo e meio) para os candidatos à bolsa integral de 100% (cem por cento) e de até 3 (três salários mínimos) para a bolsa parcial de 50% (cinquenta por cento);

2. Identificação com o perfil socioeconômico, para constatação da condição social, que é composto por dois subperfis: o subperfil social, relacionado à qualidade de vida do candidato e do seu grupo familiar, no qual se inserem os aspectos patrimoniais e de consumo, que deverão ser compatíveis com o perfil de renda estabelecido; e o subperfil econômico, relacionado com a renda familiar.

3. O candidato pode ser aluno ou não desta instituição, sendo que este último, deverá participar e ser aprovado em um dos processos seletivos de ingresso desta instituição.

4. Tendo em vista a finalização do processo seletivo de 2023.1 do Curso de Medicina, bem como não terem sido ofertadas vagas nos cursos de Engenharia Eletrônica (noite), Engenharia Ambiental e Sanitária (noite), Engenharia de Controle e Automação (manhã), o candidato a ser beneficiário pela Bolsa de Estudo Filantrópica-CEBAS será necessariamente um aluno veterano desta Instituição.

Em cumprimento à Lei Complementar nº 187/2021, serão ofertadas Bolsas de Estudo Filantrópica/Social aos candidatos que atenderem os requisitos previstos neste Edital, sendo:

a) Bolsa de estudo integral (100%) para o candidato que comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 (um e meio) salário-mínimo.

b) Bolsa de estudo parcial (50%) para o candidato que comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até 3 (três) salários-mínimos.

Inscrições: de 16 a 26 de janeiro de 2023. Preenchimento do formulário socioeconômico. 

Entrega da documentação para aprovados na 1ª fase: até o dia 24 de fevereiro de 2023.

Para acessar mais informações sobre os documentos necessários para análise, acesse este link para o Edital.

Inscrições CEBAS

Últimos dias para concorrer às bolsas de estudos filantrópicas da Unifor; veja o passo a passo da inscrição

Milhares de bolsas de 50% e 100%, para cursos presenciais e EAD, serão concedidas aos candidatos presenciais e EAD na Unifor; inscrições se encerram no dia 26 de janeiro.

Saiba mais
Estudantes no campus

Últimos dias das inscrições do programa de bolsas filantrópicas da Fundação Edson Queiroz

Voltado para pessoas que se encaixam no perfil socioeconômico exigido no edital, benefícios de 50% e 100% serão concedidos a milhares de candidatos, em cursos presenciais e EAD.

Saiba mais
Aluna faz prova na Unifor

Bolsas da Fundação Edson Queiroz são oportunidade para quem sonha com a primeira graduação

Benefícios de 50% e 100% serão concedidos a milhares de candidatos, em cursos presenciais e EAD da Unifor; inscrições já estão abertas.

Saiba mais
Estudantes em sala de aula realizam prova

É hora de preparar sua documentação

Inscrições para edital de bolsas filantrópicas da Unifor estão chegando. Confira as normas e critérios do processo seletivo das bolsas no edital e fique atento às dicas para garantir o benefício.

Saiba mais
Reitoria da Unifor

Bolsa de estudo filantrópica é oportunidade de fazer curso de graduação integral na Unifor

Atendidos todos os critérios semestralmente, candidatos poderão ter o benefício por toda a sua graduação.

Saiba mais
Estudantes no Campus Unifor

Estudantes de graduação da Unifor e de outras instituições também podem concorrer às bolsas da Fundação Edson Queiroz

As bolsas são exclusivas para alunos quem ainda não tenham diploma de nenhum curso de graduação e tenham concluído o ensino médio.

Saiba mais

TIRA-DÚVIDAS

É o Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social, um certificado concedido pelo Governo Federal, por intermédio dos Ministérios da Educação, do Desenvolvimento Social e Agrário e da Saúde, às pessoas jurídicas de direito privado, sem fins lucrativos, reconhecidas como entidades beneficentes de assistência social que prestem serviços nas áreas de educação, assistência social ou saúde.

A Fundação Edson Queiroz, mantenedora da Universidade de Fortaleza (Unifor), é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos, que atua preponderantemente na área da educação. Somando a isso, é detentora do Certificado de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) nos termos da Lei nº 187/2021 e da Portaria Normativa n° 15/2017, do Ministério da Educação.

O estudante pode se candidatar à bolsa de 100%, se comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até um salário mínimo e meio, .

O estudante pode se candidatar à bolsa de 50%, se comprovar renda familiar bruta mensal per capita de até três salários mínimos.

A Fundação Edson Queiroz distribuirá anualmente as bolsas de estudo filantrópicas de modo a cumprir a proporcionalidade requerida pela legislação que regulamenta o CEBAS (Lei Complementar 187/2021 e Portaria 15/2017 do Ministério da Educação). Em razão disso, não é possível prever com antecedência o número exato das bolsas de estudo que serão ofertadas por curso e turno.

Inicialmente, o candidato deverá inscrever-se no processo seletivo aberto pela Fundação Edson Queiroz, mediante o preenchimento eletrônico de ficha socioeconômica. Caso aprovado, deverá enviar documentação comprobatória, entre os quais, documentos de identificação e comprovantes de rendimento, bens e de endereço.

Para preencher a ficha e enviar a documentação comprobatória, o candidato deverá acessar o endereço digital www.unifor.br/cebas.

Apenas o preenchimento da ficha socioeconômica não garante a concessão da Bolsa de Estudo Filantrópica/Social ao candidato, pois a aprovação completa se dará com a análise socioeconômica e envio dos documentos complementares dentro do prazo estabelecido.

O candidato terá direito à bolsa somente após a aprovação da análise socioeconômica e a comprovação de renda salarial familiar e da documentação comprobatória, além da disponibilidade de vagas para o curso e turno escolhidos pelo candidato.

1. O candidato que não tiver concluído o ensino médio;

2. O candidato que tenha concluído algum curso de nível superior (Licenciatura, Bacharelado ou Tecnólogo), independentemente do seu reconhecimento ou não pelo Ministério da Educação;

3. O candidato que seja detentor de bolsa de estudo em entidades de educação com Cebas ou instituição pública gratuita;

4. O candidato estrangeiro não naturalizado.

Alunos matriculados em outra instituição de ensino superior (pública ou privada) podem participar, mas, caso contemplado com a bolsa, o candidato deverá cancelar o curso na outra instituição. 

Os alunos regularmente matriculados na Unifor também podem participar, bem como mudar de curso para concorrer a bolsa filantrópica. Por exemplo: ele pode estar matriculado em Jornalismo e concorrer a uma bolsa de estudo em Fisioterapia.

O processo seletivo do programa é anual e não há renovação automática da bolsa de estudo, ou seja, a continuidade do benefício depende de aprovação em novo processo seletivo. Para isso, a cada ano, o candidato deverá atender e comprovar as normas previstas em editais normativos próprios, bem como aos critérios de manutenção da bolsa de estudos. Tendo em vista que os cursos ofertados pela Fundação Edson Queiroz são semestrais, o candidato deverá comprovar o cumprimento dos requisitos estabelecidos em edital para manutenção anual da bolsa de semestre seguinte à sua concessão.

A renda é calculada somando-se a renda bruta mensal dos componentes do grupo familiar e dividindo o valor total da renda pelo número de pessoas que formam o grupo. Se o resultado for até um salário mínimo e meio, o estudante poderá concorrer à bolsa de 100%, e caso o resultado for até três salários mínimos, o candidato poderá concorrer à bolsa de 50%.

O candidato terá que incluir todos os rendimentos regulares ou eventuais auferidos por todos os membros do grupo familiar a que ele pertence, composta do valor bruto de salários, proventos, gratificações eventuais ou não, gratificações por cargo de chefia, pensões, pensões alimentícias, aposentadorias, comissões, horas extras, insalubridade, rendimentos oriundos de estágio remunerado, outros rendimentos do trabalho não assalariado, rendimentos do mercado informal ou autônomo, rendimentos auferidos do patrimônio (locação ou de arrendamento de bens móveis e imóveis), aplicações financeiras, entradas nos extratos bancários, seguro desemprego, de todos os membros do grupo familiar, incluindo o candidato.

Informações para contato

Central de Atendimento Unifor

  • Fone de contato: (85) 3477.3000 | (85) 99246.6625 (WhatsApp)
  • E-mail de contato: sucessodoaluno@unifor.br