null A TV Unifor convida você a assistir e participar do telejornal Unifor Notícias

Qua, 22 Dezembro 2021 16:46

A TV Unifor convida você a assistir e participar do telejornal Unifor Notícias

Conheça mais sobre o principal noticiário da TV Unifor e como você pode sugerir matérias

Telejornal é exibido desde 2012 (Foto: Ares Soares)

Semanalmente, a TV Unifor, emissora estudantil da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, apresenta na sua grade de programação o telejornal Unifor Notícias. O informativo é transmitido tradicionalmente ao vivo nas sextas-feiras, às 17h30min, no canal 181 da NET e pelos canais institucionais da TV Unifor nas redes sociais.

Em cada edição, o público pode acompanhar reportagens produzidas pelos alunos do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza, que têm a oportunidade de praticar o que aprenderam em sala de aula. Os alunos trazem reportagens sobre os mais diversos assuntos da atualidade, informando e exercendo técnicas de telejornalismo.

As pautas do jornal são prioritariamente locais, valorizando o regional, bem como a diversidade. Há destaque também para a vida acadêmica na Universidade de Fortaleza, visto que a transmissão contribui para a disseminação de informações que visam o crescimento profissional dos universitários.

Para todos os públicos

Além de conteúdo factual, o telejornal conta com alguns quadros fixos, como o Saúde em Pauta, que abrange informações sobre bem-estar e temas pertinentes à saúde; o Claquete, que é um quadro com indicações de filmes sobre o tema escolhido para a semana; e o quadro Campus em foco, que apresenta as novidades sobre eventos e acontecimentos da Universidade de Fortaleza.

Há ainda um espaço para as notícias de esporte no Boletim Esportivo, quadro que discute sobre o futebol local e também mostra outras modalidades esportivas, bem como traz bate-papo com atletas.

Descobrindo talentos

A primeira edição do Unifor Notícias foi exibida ao vivo no dia 30 de novembro de 2012, com apresentação de João Pedro Ribeiro e Lôrrane Mendonça. Desde então, vários talentos já foram revelados para o jornalismo local e nacional. “Participar da criação do Unifor Notícias foi um grande desafio. Enquanto estudante, consegui aprender e aperfeiçoar técnicas que, até então, só tinha visto em sala de aula”, relata João Pedro.

O jornalista acrescenta que carrega consigo as memórias da estreia do jornal: “Lembro da emoção e do nervosismo da estreia como se fosse hoje, e só tenho a agradecer aos professores por terem me guiado durante a minha trajetória. Chegar ao mercado de trabalho mais preparado é um dos frutos dessa passagem”. Após sua passagem pela TV Unifor e pela graduação, Ribeiro consolidou-se como repórter televisivo em diversos noticiários da televisão aberta.

Durante os seus nove anos de existência, o telejornal passou por várias mudanças e inovações. A princípio, o jornal só era transmitido para os canais de TV da Universidade; atualmente, com o avanço da tecnologia, é possível acompanhá-lo ao vivo também pelos canais institucionais da Unifor nas redes sociais.

Telejornal colaborativo

A TV Unifor também aceita dicas de conteúdo para os seus programas. Os telespectadores do Unifor Notícias podem participar do jornal deixando uma sugestão de pauta nas redes sociais ou entrando em contato pelo número (85) 3477-3422.

A equipe de produção do noticiário sempre fica atenta ao feedback do público e analisa regularmente as sugestões recebidas. Caso estejam de acordo com a linha editorial do noticiário, a solicitação poderá ser atendida.

Fique ligado na programação da TV Unifor e não perca as próximas edições do Unifor Notícias!

Telejornal Unifor Notícias
Todas as sextas-feiras
Horário: 17h30min
Transmissão: canal 181 da NET TV; canal no YouTube e Instagram da TV Unifor e Facebook da Universidade de Fortaleza