null Abertas as inscrições para programa de intercâmbio acadêmico da Unifor

Seg, 7 Fevereiro 2022 08:49

Abertas as inscrições para programa de intercâmbio acadêmico da Unifor

Interessados em fazer um intercâmbio no segundo semestre de 2022 têm até o dia 31 de março para se inscrever

O Programa de Intercâmbio da Unifor possui convênio com mais de 122 instituições de ensino superior, distribuídas em 27 países (Foto: Getty Images)

Você sonha em morar fora do Brasil, enriquecer seu currículo e aprender sobre novas culturas estudando nas melhores universidades estrangeiras? Se é isso que você deseja, chegou a hora de se inscrever no Programa de Intercâmbio Acadêmico da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz. Interessados em fazer o intercâmbio no segundo semestre de 2022 têm até o dia 31 de março para realizar a inscrição.

Coordenado pela Assessoria para Assuntos Internacionais, da Vice-Reitoria de Extensão e Comunidade Universitária, o programa de intercâmbio da Unifor possui convênio com mais de 122 instituições de ensino superior, distribuídas em 27 países. Por meio dele, o aluno pode cursar disciplinas de seu curso em uma universidade no exterior. A ideia é a vivência de uma experiência acadêmica enriquecedora através do convívio com outra cultura, ampliando seus horizontes e conhecimentos pessoais e profissionais.

O intercâmbio tem duração de um a dois semestres e é voltado para alunos dos cursos de graduação e pós-graduação. Estudantes que tenham FIES também podem participar do programa de intercâmbio da Unifor. Neste caso, o financiamento pode ser suspenso por até um ano. A lista de universidades parceiras pode ser conferida no site da Unifor ou diretamente na Assessoria para Assuntos Internacionais.

Pré-requisitos para inscrição

Para inscrever-se, o aluno precisa:

• Estar regularmente matriculado na Unifor
  • Ter concluído no mínimo 30% e no máximo 70% do curso*
  • Ter domínio do idioma oficial do país de destino, conforme exigência de cada universidade
  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0
  • Não possuir disciplinas reprovadas no histórico*

*Algumas exceções se aplicam. Mais informações na Assessoria para Assuntos Internacionais.

Documentação necessária

• Formulário de inscrição da Unifor
  • Formulário da universidade estrangeira
  • Carta de recomendação assinada pelo coordenador do curso
  • Carta de motivação no idioma oficial do país de destino
  • Três fotos 3x4 atuais
  • Cópia do passaporte, válido pelo período de intercâmbio
  • Curriculum Vitae *
  • Histórico escolar atualizado (com tradução juramentada no idioma oficial do país de destino)
  • Termo de responsabilidade assinado pelo aluno e por um responsável
  • Comprovação de proficiência do idioma de acordo com a exigência de cada universidade ** Confirmação da criação de conta no Campus France Brasil (para universidades francesas).
  • Cópia do comprovante de pagamento da taxa de inscrição do intercâmbio acadêmico. (Favor verificar valor na DAE. A taxa de inscrição não é reembolsável e sofre reajuste anual). *.

** Universidades de língua inglesa exigem comprovação de proficiência. Atentar para a especificidade do teste de língua solicitado pela instituição estrangeira de seu interesse.

Custos

O aluno intercambista, no semestre em que estiver participando do programa de intercâmbio, paga somente a taxa de trancamento institucional e não paga mensalidade na universidade estrangeira de destino, mas pode ter de arcar com taxas acadêmica-administrativas relativas à mesma. O aluno intercambista assume despesas relativas a: passagens aéreas, hospedagem, alimentação e demais gastos pessoais, visto e seguro de saúde.

Programa de intercâmbio da Unifor
Inscrições para 2022: até dia 31 de março
Local: Assessoria para Assuntos Internacionais (1° andar do prédio da Reitoria)
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30min às 17h30min