null Abrace as Cores: Evento em alusão ao Novembro Azul realiza ações sobre saúde masculina

Idealizada pelo Centro de Ciências da Saúde, iniciativa promove a busca pela prevenção ao câncer de próstata e demais doenças relacionadas aos homens

Questões culturais e sociais dificultam os cuidados com a saúde masculina, fazendo campanhas como o Novembro Azul serem essenciais para a conscientização sobre o tópico (Foto: Getty Images)

Pensando na importância da informação e do cuidado preventivo na promoção de saúde à sociedade, o Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realiza o projeto Abrace as Cores. Em parceria com o curso de Medicina e em alusão ao Novembro Azul, a edição da vez terá como tema “Vamos quebrar o tabu?” e acontecerá de 8 a 11 de novembro.

As ações acontecem no Centro de Convivência da Unifor, de 11h às 13h. A programação irá contar com jogos e dinâmicas interativas, além de exposições e orientações sobre a promoção da saúde masculina e educação sexual.

Segundo o professor doutor Ygor Eloy, membro da Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem do CCS e um dos organizadores do evento, o Abrace as Cores tem como intuito difundir informações sobre saúde ao público geral.

“Um dos objetivos [do projeto], além de envolver alunos e professores, é informar e sensibilizar a comunidade acadêmica sobre os diferentes agravos da saúde. É também uma forma de conscientizar alunos, colaboradores e o pessoal de fora sobre os perigos de algumas doenças – no caso deste mês, a doenças relacionadas à saúde do homem. E também contribuir, a partir disso, para a responsabilidade social”Ygor Eloy, professor doutor e membro da Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem do CCS

Programação

As ações do Novembro Azul são realizadas por alunos e professores de ligas acadêmicas e grupos de estudo do curso de Medicina. Haverá distribuição de materiais informativos para a comunidade acadêmica, principalmente estudantes, que estejam circulando pelo campus.

Também serão promovidos jogos e dinâmicas interativas para informar e conscientizar o público sobre a importância da atenção à saúde. Todas as atividades acontecerão no Centro de Convivência do campus da Unifor. Confira a programação completa a seguir.

• 8 de setembro (terça-feira) | 11h às 13h

- Liga acadêmica de Nefrologia e Urologia (LINUR)
Jogo interativo “Mitos e verdades”, com cartazes sobre diversas queixas urológicas, como câncer de próstata, disfunção sexual, impacto do tabagismo na saúde sexual masculina e abuso de anabolizantes.

• 9 de setembro (quarta-feira) | 11h às 13h

- Liga de Atenção Primária à Saúde (LIAPS)
Jogo interativo sobre agravos à saúde masculina, como hipertensão arterial, obesidade, diabetes mellitus, etilismo e tabagismo, além de câncer de pênis e próstata.

• 10 de setembro (quinta-feira) | 11h às 13h

- Grupo de estudos em Saúde do Homem (GESH)
Dinâmica interativa sobre as principais Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) que afetam o sexo masculino (HIV, clamídia, gonorreia, herpes e sífilis), além de informar sobre as principais estratégias de prevenção.

• 11 de setembro (quinta-feira) | 11h às 13h

- Liga Acadêmica de Patologia (LIPAT)
Exposição sobre os tipos de câncer mais ligados ao homem, além de seus métodos e técnicas diagnósticas.

Prevenção é essencial

Segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA), o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, atrás apenas do câncer de pele não melanoma. Mesmo sendo uma enfermidade de evolução relativamente lenta, ela apresenta alta taxa de mortalidade na população masculina devido principalmente ao diagnóstico tardio, sendo grande parte dos casos identificada após o óbito.

O médico da família e comunidade Lourrany Borges Costa ressalta que, nesse tipo de neoplasia maligna (termo técnico que se refere ao câncer), cerca de 20% dos pacientes são diagnosticados em estágios avançados. Por isso se discute a importância do acompanhamento de saúde e da prevenção, que podem ser incentivadas por meio de campanhas como o Novembro Azul.

“Muitos dos fatores de risco para o desenvolvimento do câncer, como idade, raça e histórico familiar, não podem ser controlados ou modificados. Mas, como outros tipos de câncer, hábitos de vida saudáveis – como alimentação balanceada, peso adequado e prática de atividade física – podem ajudar na prevenção”, alerta o professor, que é Membro do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso de Medicina e um dos organizadores do evento “Vamos quebrar o tabu?”.

“É de suma importância que homens de todas as idades – adolescentes, adultos e idosos – busquem serviços preventivos de saúde, principalmente no âmbito da Atenção Primária à Saúde, para que recebam cuidados integrais com foco na promoção de saúde física e mental, com estímulo a hábitos de vida saudáveis e prevenção de doenças crônicas”Lourrany Borges Costa, médico da família e professor do curso de Medicina da Unifor

Abrace as Cores: “Vamos quebrar o tabu?” – Novembro Azul
Data: 8 a 11 de novembro de 2022