null Atletas da Unifor são destaque nos Jogos Universitários Brasileiros 2021

Ter, 19 Outubro 2021 17:03

Atletas da Unifor são destaque nos Jogos Universitários Brasileiros 2021

No total, a equipe conquistou 20 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e 14 de bronze

Delegação da Universidade de Fortaleza presente na 68º edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) (Foto: Acervo Pessoal)

Os atletas da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, foram destaque positivo na 68º edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs). Realizado pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU), o evento ocorreu entre os dias 10 e 18 de outubro em Brasília, reunindo Instituições de Ensino Superior (IES) públicas e privadas de todo o território nacional. No total, a equipe da Unifor conquistou 20 medalhas, sendo quatro de ouro, duas de prata e 14 de bronze.

Por medidas de biossegurança, devido à pandemia de Covid-19, a delegação neste ano foi reduzida, sendo composta por cerca de 60 participantes, entre atletas, treinadores e dirigentes. Todos os membros completaram devidamente o esquema vacinal. A equipe disputou as seguintes modalidades: basquete feminino, basquete masculino, voleibol feminino, lutas, atletismo, natação, tênis de mesa e tênis de campo.

Uma das maiores premiadas da competição foi a atleta Karine Paiva, da modalidade de atletismo, que conquistou duas medalhas de ouro (nas categorias 3.000 metros com obstáculos e 1.500 metros com barreiras) e uma de bronze (na categoria 800 metros). Além dela, a dupla Jackson Pereira e João Paulo Guedes foram campeões brasileiros na modalidade tênis de mesa, e a atleta de karatê Ana Thais ficou em 1º lugar na categoria “-55kg”. Já o voleibol feminino ficou em 3° lugar, o basquete feminino em 4º lugar e o basquete masculino em 5° lugar.

“O balanço desse campeonato foi extremamente positivo, não só pelas conquistas, que foram muitas, mas principalmente pela performance dos atletas, a postura deles nas disputas. Depois de mais de um ano de paralisação das competições esportivas, vê-los competindo em alto nível é muito gratificante”, afirma Ralciney Barbosa, coordenador da Divisão de Assuntos Desportivos da Unifor (DAD).

Ralciney também reforça a importância da participação dos estudantes e professores do curso de Educação Física nos Jogos Universitários Brasileiros: “Grande parte da nossa delegação é oriunda do curso de Educação Física e isso é muito importante para o acúmulo de experiências e alinhamento da teoria em sala de aula com a prática, dentro de uma competição à nível nacional como o JUbs”.

Confira abaixo alguns resultados da equipe Unifor no JUBs 2021:

Atletismo
Karine Paiva Colares (1° lugar - 3.000 metros com obstáculos / 1° lugar - 1.500 metros com barreiras / 3° lugar - 800 metros)

Tênis de campo
Jackson Pereira e João Paulo Guedes (1° lugar - dupla)
Jackson Xavier (2° lugar - individual)

Karatê

• Ana Thais (1° lugar - -55kg)
  • Maria Eduarda de Otôni  (2° lugar)
  • Jonathan Cabral (3° lugar - -67 kg)

Taekwondo
Mirian Holanda (3° lugar - +67)