null Buddy Program: projeto incentiva a experiência internacional de estudantes

Seg, 16 Dezembro 2019 10:41

Buddy Program: projeto incentiva a experiência internacional de estudantes

O Buddy Program objetiva facilitar a integração de alunos intercambistas na Universidade de Fortaleza

Na foto, o estudante Julio Teles. Créditos: Ares Soares.

O Buddy Program é uma iniciativa desenvolvida pela Assessoria de Assuntos Internacionais da Universidade de Fortaleza, que oportuniza continuamente a troca de experiências e culturas entre alunos da Universidade e alunos intercambistas.

Além disso, o programa possibilita que os alunos façam novas amizades, desenvolvam suas habilidades sociais e pratiquem uma língua estrangeira. A adaptação dos estudantes de outros países durante seu intercâmbio na Universidade também é amplamente desenvolvida, pois o contato entre alunos aprimora a experiência.

O hábito em conhecer pessoas novas, foi o que motivou Julio Teles, estudante do curso de Engenharia da Computação, a participar diversas vezes do programa. “Adoro conhecer gente nova e falar sobre experiências completamente diferentes. Além disso, me motivei em participar pois iria melhorar o meu inglês e perder o medo de falar uma língua estrangeira”, comenta o aluno.

Júlio ressalta que teve experiências com intercambistas do Chile, Alemanha e França. “Participei quatro vezes e todas as expectativas que eu tinha no início do programa foram atingidas, sem falar que fiz amigos para a vida toda. E hoje também posso dizer que minha habilidade de falar inglês melhorou muito”, enfatiza Teles.

O intercambista Fernando Morales, da Universidade Diego Portales, localizada em Santiago (Chile) destaca a sua experiência com o aluno. “Foi muito bom, o Buddy Program é necessário. Quando chegamos em Fortaleza, não sabemos falar português muito bem e muitas pendências precisam ser resolvidas, como criar o cartão da Universidade, como utilizar o cartão no transporte público, entrar ou mudar de curso. Em diversas situações a ajuda de Júlio foi necessária”, destaca Morales.

As inscrições estão abertas para participar!

Para participar do programa, estão abertas as vagas para o primeiro semestre de 2020. As inscrições deverão ser realizadas no período de 9 a 31 de dezembro de 2019. Para participar do Buddy Program, o interessado deve preencher os seguintes requisitos:

• Estar regularmente matriculado em um curso de Graduação da Unifor;
  • Comprovar rendimento acadêmico com média global igual ou superior a 7,0;
  • Ter conhecimento da língua e capacidade de conversação nos idiomas inglês e/ou espanhol, apresentando, de preferencia, certificado de proficiência na língua;
  • Dispor de, no mínimo, 5 horas/semanais, para desempenho das atividades do Programa.

As inscrições deverão ser realizadas no período de 9 a 31 de dezembro de 2019, através do preenchimento no formulário online. A documentação deve conter:

• Histórico acadêmico atualizado
  • Comprovante de proficiência em inglês ou espanhol
  • Foto de frente do candidato, colorida e de boa qualidade.

Os documentos citados devem ser enviados em arquivo PDF ao email da Assessoria para Assuntos Internacionais (international@unifor.br). A seleção será composta por uma entrevista em língua estrangeira, a ser realizada nos dias 20 e 22 de janeiro de 2020. O resultado será divulgado no dia 27 do mesmo mês.

Para mais informações, confira o Edital