null Centro de Formação Profissional oferta aulas em libras para alunos com deficiência auditiva

Qui, 25 Julho 2019 11:11

Iniciativa da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, vinculada à Fundação Edson Queiroz, o CFP promove cursos técnicos e profissionalizantes gratuitamente

As aulas, ministradas em português, são traduzidas para libras, a Língua Brasileira de Sinais, mediante intérprete do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Unifor (Foto: Filipe Pereira)

O Centro de Formação Profissional (CFP) da Universidade de Fortaleza ofertou, no mês de julho, dois cursos profissionalizantes para turmas com alunos com deficiência auditiva.

O CFP é uma iniciativa da Divisão de Responsabilidade Social da Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza, vinculada à Fundação Edson Queiroz, instituição que promove há décadas o desenvolvimento social, educacional e cultural do Estado e da região Nordeste.

O projeto tem como objetivo de promover a formação profissional de pessoas da comunidade e sua inserção no mercado de trabalho por meio da oferta de cursos técnicos e profissionalizantes gratuitos. As aulas são ofertadas com alunos monitores dos cursos de graduação da Unifor.

Os cursos de Auxiliar de Cozinha e Auxiliar Administrativo contaram com a participação de vinte alunos com deficiência auditiva. As aulas, ministradas em português, são traduzidas para libras, a Língua Brasileira de Sinais, mediante intérprete do Programa de Apoio Psicopedagógico (PAP) da Unifor.

Para Daniele Soares, aluna do curso de Auxiliar Administrativo, a oportunidade é importante pois promove inclusão social. “Eu nunca vim à Unifor, mas sempre vi algumas publicações e anúncios. Quando vi que ia ter cursos voltado para pessoas com deficiência auditiva, me senti muito motivada. As aulas, principalmente por serem com slides e apresentações visuais, facilitam muito para a gente ter um conhecimento e assim nos aprimorarmos para o mercado de trabalho”, destaca ela.

Vanessa Furtado, estudante da Pós-graduação em Gestão Financeira e monitora do CFP, comenta sobre as aulas ministradas para a turma. “Ministrar o curso de Auxiliar Administrativo para uma turma de portadores de deficiência auditiva é, para mim, oportunidade de desbravar novos caminhos e enxergar além das barreiras impostas pelas circunstâncias às pessoas com perda auditiva. Sou grata à Unifor por ter me possibilitado adquirir essa experiência muito prazerosa de ensinar e aprender”, ressalta.

Durante a conclusão dos cursos, foram entregues aos alunos certificados com carga horária equivalente a 40 horas aula.