null Cineasta Armando Praça participa do V Encontrão de Cinema da Unifor

Cineasta Armando Praça participa do V Encontrão de Cinema da Unifor

Evento ocorre no dia 3 de abril de 2019, com o tema “Como se faz um cineasta?”

Armando Praça é natural de Aracati, no Ceará. Em seu currículo, consta uma série de curtas e longas-metragens em ficção e em documentários. (Foto: Alan Sousa)

Armando Praça, cineasta cearense que acabou de estrear o longa-metragem “Greta” na 69ª edição do Festival de Berlim, estará na Universidade de Fortaleza, no próximo dia 3 de abril para falar de suas experiências no cinema. O V Encontrão de Cinema da Unifor, promovido pelo curso de Cinema e Audiovisual, acontece às 19h, no Auditório da Biblioteca.

Em sua quinta edição, o Encontrão de Cinema se consolida como um momento de diálogo e de recepção dos novos alunos da graduação em Cinema da Unifor. Com o tema "Como se faz um cineasta?", o encontro busca instigá-los pela partilha de experiências. “Greta”, que foi exibido na Mostra Panorama, uma das mais prestigiadas da Berlinale, é o primeiro longa-metragem de Armando Praça. A trama, que conta com Marco Nanini no elenco, gira em torno da vida de Pedro, um enfermeiro homossexual de 70 anos, fã da atriz sueca Greta Garbo.

A coordenadora do curso de Cinema da Unifor, Bete Jaguaribe, observa a importância do Encontrão: "é o momento em que os jovens estudantes conversam com profissionais de trajetórias já consolidadas no campo do cinema. Uma experiência que materializa, de certa forma, o desejo de cada um dos estudantes, na medida em que os aproxima da possibilidade da realização de uma carreira, trocando ideias com profissionais, partilhando os desafios e as superações" - destaca a professora.

Sobre o convidado

Armando Praça, que se prepara para filmar o segundo longa-metragem, “Fortaleza Hotel”, nasceu em Aracati, Ceará, em 1978. Cineasta e sociólogo, é formado pelo Colégio de Dramaturgia (2000) e pelo Colégio de Realização em Cinema e Televisão (2001), do Instituto Dragão do Mar, e em Ciências Sociais pela Universidade Estadual do Ceará (2011). Como diretor, realizou curtas e médias metragens, exibidos e premiados em festivais nacionais e internacionais, como “Parque de Diversões” (2002), “O Amor do Palhaço” (2006) e “A Mulher Biônica” (2008).

Trabalhou em mais de 15 longas-metragens, com importantes nomes do cinema cearense e brasileiro, como Karim Ainouz, Marcelo Gomes, Rosemberg Cariry, Glauber Filho, dentre outros. O diretor pernambucano Marcelo Gomes, inclusive, também esteve na Berlinale, exibindo o documentário “Estou me guardando para quando o carnaval chegar” na Mostra Panorama Dokumente.

V Encontrão de Cinema
Dia: 3 de abril de 2019