null Coleção de TCCs digitais amplia acesso às produções acadêmicas da Unifor

Qua, 8 Agosto 2018 18:00

Coleção de TCCs digitais amplia acesso às produções acadêmicas da Unifor

A Biblioteca Unifor disponibiliza periódicos, artigos, vídeos, normas técnicas e outros documentos em diversas bases de dados digitais (Foto: Ares Soares)

Desde o segundo semestre de 2014, a Unifor conta com uma coleção que reúne os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) apresentados na instituição.

“A organização da coleção começou com um projeto-piloto, quando foi feita a catalogação dos TCCs do curso de Direito, sendo depois  ampliada para todos os cursos”, relata Leonilha Lessa, gerente da Biblioteca da Unifor

O acesso a este banco é relevante para que a comunidade acadêmica da Unifor possa conhecer as produções mais atualizadas em suas respectivas áreas de conhecimento.

Com a publicação do Novo Instrumento de Avaliação do INEP/MEC, em  dezembro de 2017, essa disponibilização tornou-se obrigatória.

Hoje, o Repositório Institucional reúne 6.300 TCCs, 1.541 dissertações de Mestrado e 134 teses de Doutorado, além de artigos das revistas da Unifor.

Por enquanto, o acesso é restrito àqueles que possuem o Unifor Online, mas está em discussão a liberação do acesso à toda a comunidade. “A Biblioteca oferece todo o suporte necessário ao aluno para uma boa pesquisa. Disponibilizamos as principais bases de periódicos, como EBSCO e VLex, além do Portal de Periódicos da Capes, disponível para instituições privadas que possuam doutorado com nota 5”.

Já para os que sofrem na hora da formatação dos trabalhos acadêmicos, a Biblioteca oferece ainda treinamentos das normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), da American Psychological Association (APA) e Vancouver. O atendimento se dá de duas formas: individual com agendamento feito pelo próprio aluno, ou para grupos  por solicitação dos professores.

A Biblioteca também oferece treinamento para o Mendeley, um  recurso que auxilia, entre outras coisas, na geração automática de referências bibliografias.

Mais informações: Biblioteca da Unifor - (85) 3477-3169