null Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) visita a Unifor

Seg, 12 Agosto 2019 17:37

Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (CONEP) visita a Unifor

A visita enfatiza a importância da avaliação ética em pesquisas que envolvem seres humanos

A iniciativa visa oferecer a orientação necessária para os diversos comitês de ética. Foto: Arquivo Pessoal.

O Comitê de Ética e Pesquisa (Coética) da Unifor, recebeu, no dia 6 de agosto, a visita dos professores Claudete Kronbauer e Francisco Viana, da Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep), de Brasília. A visita é fruto do Projeto de Qualificação dos Comitês de Ética e Pesquisa, desenvolvido pela Comissão.

A iniciativa visa oferecer a orientação necessária para os diversos comitês de ética, com o intuito de ser uma atividade de ensino e aprendizagem. O evento contou com a presença de Aldo Angelim, coordenador do Coética e sua vice- coordenadora, Viviana Menezes. Também participaram a reitora da Universidade, Fatima Veras; Vasco Furtado, diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação e a funcionária administrativa, Patrícia Bonneti.

Durante reunião com a reitora, foi contextualizada a importância da ética no desenvolvimento de pesquisas que envolvem seres humanos. Possíveis melhorias a serem aplicadas no comitê de ética e pesquisa também foram abordadas durante a visita.

O coordenador do Coética destaca que o principal benefício de eventos como este é o fortalecimento do comitê de ética da Unifor. “Desta forma, podemos identificar pontos que podemos melhorar e fortalecer aquilo que já fazemos de forma adequada. Nosso fluxo rápido de avaliação dos projetos de pesquisa, que demora cerca de 30 dias para sair o resultado é um dos destaques do nosso Comitê”, enfatiza Angelim.

Saiba mais sobre o Comitê de Ética e Pesquisa

O Comitê de Ética e Pesquisa, denominado Coética, tem como principal objetivo avaliar, de acordo com princípios éticos, projetos de pesquisas direcionados aos seres humanos.

O serviço é coordenado pelo professor do curso de odontologia da Unifor, Aldo Angelim, e tem como vice -coordenadora a professora Viviana Menezes Costa, do Centro de Ciências de Comunicação e Gestão (CCG). Teve seu início em 2001, e atualmente se localiza na Diretoria de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (DPDI), localizada no bloco M da Universidade.

“O comitê existe para avaliar as questões de risco, os benefícios e se existe algum prejuízo não só em relação à saúde, mas também à integridade do participante. Dá o selo de qualidade ética, essa comprovação que a pesquisa segue um rigor ético”, explica Aldo Angelim.

Local:
Bloco M, sala M30 da DPDI
Contato: (85) 3477.3122
Horário de funcionamento: De segunda a sexta-feira, de 8 às 12h e de 13h30 às 18h.