null Concludentes que se destacaram recebem bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

Qua, 19 Janeiro 2022 18:37

Concludentes que se destacaram recebem bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz

A cerimônia de entrega foi realizada nesta terça-feira, em formato virtual. Conheça as histórias de superação dos ganhadores


Cinco graduados de 2021.2 receberam a notícia de que terão a continuidade dos estudos garantida na melhor Universidade particular do Brasil (Ilustração: Getty Images)
Cinco graduados de 2021.2 receberam a notícia de que terão a continuidade dos estudos garantida na melhor Universidade particular do Brasil (Ilustração: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, realizou na tarde desta terça-feira, 18, a solenidade de entrega das Bolsas de Pós-Graduação Yolanda Queiroz 2022.1. Em uma cerimônia virtual, os prêmios foram entregues aos estudantes Ana Sicília Dantas Oliveira, do curso de Design de Moda; Antônio Vitor Gonçalves Melo, da Psicologia; Fabia Danielle Martins Costa Diniz, do Direito (Centro de Ciências Jurídicas); Manuela França, da Arquitetura e Urbanismo; e Victória Régia Crisóstomo Ramos, do Jornalismo (Centro de Ciências de Comunicação e Gestão). 

As bolsas, que podem ser aplicadas na Pós-Graduação da Unifor, são concedidas semestralmente aos cinco alunos concludentes que obtiveram as maiores notas em seus respectivos Centros de Ciências. Além dos cinco ganhadores, participaram da cerimônia a presidente da Fundação Edson Queiroz, Lenise Queiroz Rocha; a reitora da Universidade de Fortaleza, Fátima Veras; a vice-reitora de Ensino de Graduação e pós-Graduação, Maria Clara Bugarim, e a diretora de Comunicação e Marketing da instituição, Ana Quezado.

Ao anunciar os agraciados, a presidente da Fundação Edson Queiroz disse que, neste ano, o prêmio estava sendo entregue com mais orgulho ainda pelo fato de a Unifor ter sido reconhecida como a melhor universidade particular do Brasil em 2021. “Nós perseguimos esse mérito, fomos atrás de tudo o que estava faltando para conseguirmos. Isso os torna ainda mais merecedores porque, quando o nosso nível sobe, o nível de vocês também sobe. Hoje, você ter uma graduação da Universidade de Fortaleza é também ser da melhor do Brasil e vamos nos esforçar para permanecermos assim”, destacou Lenise Queiroz Rocha.

A presidente da Fundação Edson Queiroz também agradeceu a dedicação dos estudantes. “Nós da Unifor somos muito gratos a todos alunos assim como vocês porque são alunos assim que nos elevam e fazem com que a gente consiga atingir nossos maiores objetivos e nos dão as mãos, nos dão força e nos dão esses estímulos para atingir esses resultados”, disse.

A reitora da Unifor, professora Fátima Veras, ressaltou a alegria de participar de um momento de tanta alegria e de reconhecimento do esforço dos estudantes. “É um momento realmente de coroamento de cada um. Todos estão de parabéns, é uma grande vitória. Chegar em primeiro lugar em qualquer curso não é fácil porque requer dedicação, foco, compromisso e, antes de tudo, você querer. Que vocês possam confiar na instituição porque ela tem, nesse período todo, buscado qualidade. Sabemos da responsabilidade que temos com cada um de vocês para que possam fazer diferença no nosso Estado, na nossa sociedade, no nosso País, ou onde quer que vocês vão”, afirmou.

Felicidade em dose dupla


Sucesso multiplicado: Fábia soube no mesmo dia que passou na prova da OAB e que recebeu a bolsa (Foto: Ares Soares)

No mesmo dia em que recebeu em casa o certificado de primeiro lugar na graduação em Direito, o que lhe rendeu a bolsa Yolanda Queiroz, a advogada Fabia Danielle Martins soube também que havia passado na prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB). “Foi muita felicidade para uma pessoa só”, celebrou a concludente. Formada em Fonoaudiologia pela Unifor, 20 anos depois, ela voltou aos bancos da Universidade para cursar Direito. 

“Foi uma maratona porque eu já trabalhava na parte de audiologia ocupacional, com dois filhos, mas nem por isso eu desisti. Passei cinco anos e meio construindo, de semestre a semestre, e fiquei muito feliz com essa premiação. Foi uma sementinha plantada a cada semestre e estou muito feliz. Pode contar comigo na pós-graduação porque eu amo essa faculdade”, contou a egressa.

Processo de construção coletiva 


Graduado em Direito e agora em Psicologia, Antonio disse ter encontrado professores inspiradores (Foto: Ares Soares)

Bacharel em Direito pela Universidade Federal do Ceará (UFC), logo que saiu da faculdade, Antonio Vitor Gonçalves Melo começou a se apaixonar pela Psicologia. “Foi uma decisão muito correta buscar esse novo caminho na Psicologia. Iniciei em 2016 no curso e desde lá, fiz o meu melhor. Tive a companhia de colegas muito talentosos, o que me ajudou a me manter muito empolgado, muitos professores inspiradores e isso foi fundamental para que eu desse o melhor de mim dentro e fora da sala de aula, e claro, pessoas maravilhosas ao meu redor”, contou o psicólogo.

Paixão pela Universidade


 A jornalista Victória Régia Crisóstomo Ramos foi uma das contempladas do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (Foto: Ares Soares)
 

Em sua primeira graduação, a jornalista Victória Régia Crisóstomo Ramos foi mais uma das agraciadas com a bolsa Yolanda Queiroz. Ao saber da premiação, ela agradeceu e disse estar muito feliz com o reconhecimento. “Estou emocionada por saber que os quatro anos de dedicação estão sendo reconhecidos dessa forma tão importante, tão significativa”, ressaltou a egressa do curso de Jornalismo da Unifor.

Ela conta que entrou no curso em 2018 cheia de disposição e quando se deparou com a infraestrutura da Universidade, teve a certeza de que havia escolhido o lugar certo para fazer Jornalismo. “Quando eu entrei na Unifor e vi os laboratórios, os estúdios, me apaixonei mais ainda. A estrutura da Unifor contribuiu muito para me fazer ter mais vontade de ir para a aula, de fazer os trabalhos”, lembra. 

Concretização de um sonho


Manuela comemorou o que considera um sonho pelo qual "correu atrás" (Foto: Ares Soares)
 

Ao longo de seis anos no curso de Arquitetura e Urbanismo, Manuela França de Carvalho fez de tudo para que fosse um período de muito aprendizado. Além de passar um semestre em um intercâmbio, ela não teve pressa para fazer as disciplinas e foi, aos poucos, dedicando-se a cada uma delas. “Eu tentei fazer da melhor forma que eu consegui, com toda a dedicação e todo o apoio dos professores, o que realmente foi incrível para minha formação”, pontuou a arquiteta.

Para ela, a graduação em Arquitetura foi a realização de um sonho. “Eu sempre quis Arquitetura e sempre corri atrás desse sonho. Fechar a graduação dessa forma está sendo incrível. Eu me sinto muito grata e honrada com tudo o que a Unifor já me proporcionou em todos os momentos”, agradeceu.

Cria da Unifor


A segunda graduação de Ana Sicília possibilita que ela amplie serviços (Foto: Ares Soares)
 

Depois de se formar em Arquitetura e Urbanismo pela Unifor, Ana Sicília Dantas Oliveira resolveu retomar seu projeto e sonho inicial de cursar Design de Moda. Um curso completou o outro e Ana Sicília fechou a segunda graduação com destaque. Ela lembra que brincava com uns amigos sobre quem iria tirar a maior nota nas disciplinas para conseguir benefícios, mas não imaginava que o retorno viria em forma de bolsa de pós-graduação. “É uma alegria e é uma coroação. Eu me dediquei de corpo e alma a esse curso. Foi um complemento para a Arquitetura. Com ele, eu consegui ampliar meu leque de serviços. Só tenho a agradecer mais essa oportunidade”, declarou.

Para ela, o mais marcante do curso foi a possibilidade de colocar em prática projetos acadêmicos, mesmo dentro de um curso técnico. “O que mais me chocou foi que é um curso denso, técnico, totalmente voltado para a prática, mas eu também exerci muito o meu lado acadêmico e foi nessa parte que eu decidi focar. Falar de moda é muito importante para mim”, pontua, agradecendo ainda pelo benefício que teve como ex-aluna. “Eu agradeço pelo fato de ter desconto para ex-aluno. Para mim, fez muita diferença”, explica.

Confira os critérios para receber a bolsa

Para ser contemplado pelo projeto, além de atingir a melhor performance média global (PMG) de seu respectivo Centro de Ciências, o estudante concludente deve preencher os seguintes requisitos: 

  • Durante o curso, o aluno não pode ter uma ou mais reprovações nas disciplinas cursadas na Unifor;
  • Não pode ter, em seu Histórico Escolar, créditos consignados (cursados em outra instituição) superior a 30% dos créditos exigidos para a conclusão do curso.

Em caso de empate, são adotados os seguintes critérios em ordem de prioridade:

  • Ter ingressado na Universidade de Fortaleza por vestibular;
  • Ter ingressado na Universidade por vestibular, em data mais recente;
  • Persistindo o empate, será contemplado o concludente que tiver maior média aritmética nos dois últimos semestres.

Planos para um futuro de mais conhecimento

“A bolsa Yolanda Queiroz foi um sonho desde o primeiro semestre que entrei no curso de Design de Moda na UNIFOR. Como estou na minha segunda graduação, tracei um planejamento visando também alcançar o mestrado e esta bolsa vai fazer toda a diferença no meu percurso acadêmico e profissional!!! Dedico este ‘prêmio’ a todas as mulheres da minha família que costuravam, bordavam e faziam renda.... São dons que chegaram até mim e que fazem parte da minha identidade pessoal por inteiro! Também gostaria de dedicar este feito à minha criança interior para que ela saiba da importância que foi acreditar na possibilidade de realizar um sonho de infância!”

“Eu sou extremamente grato por cada porta que me foi aberta ao longo da minha graduação em Psicologia. Em pouco mais de cinco anos, pude aprender ao lado de professores e colegas brilhantes, participar de pesquisas inovadoras, representar a Universidade em congressos nacionais e internacionais, contribuir como monitor em sala de aula, estagiar em serviços de ponta e até estudar fora do País como aluno intercambista. Ainda assim, eu não seria capaz de aproveitar qualquer dessas oportunidades sem o suporte, exemplo e carinho das pessoas que trilharam comigo esse caminho, em especial, os meus familiares, a minha namorada, os meus amigos e a minha orientadora, a Dra. Cynthia Melo. Por isso, receber a bolsa Yolanda Queiroz foi motivo de dupla celebração: por um lado, a de mais uma porta aberta, pela qual serei (ainda mais) grato à Unifor; por outro, a da chance de dedicar esse prêmio às pessoas que mencionei, sem as quais, na verdade, nenhuma porta se abriria. Muito obrigado a todos!”

 

“Como é gratificante essa sensação de ser contemplada com a Bolsa Yolanda Queiroz! Foram 6 anos intensos e confesso que estou bem nostálgica aqui lembrando de todos os momentos que vivi na Universidade de Fortaleza. Sou muito feliz e grata por todo esse processo. Lembro quando fiz o vestibular e fui aprovada na Unifor para Arquitetura e Urbanismo, a instituição e o curso dos meus sonhos, onde eu tinha certeza de que seria muito feliz. Mas na mesma época eu passei para outro curso, que era minha segunda opção, em uma universidade pública e me questionei sobre qual escolha tomar, mas minha mãe nunca teve dúvida e me guiou para a melhor escolha, não necessariamente a mais fácil, mas com certeza, a melhor! Hoje me vejo completamente realizada na minha profissão e muito grata pela oportunidade de continuar trilhando meu caminho junto com a Unifor. 

Durante toda a minha trajetória acadêmica participei ativamente das diversas atividades que a Unifor proporciona, fui monitora, fiz intercâmbio, participei dos encontros científicos e de diversas palestras, pois a curiosidade e a vontade de aprender são constantes em mim. Por isso, depois da Pós Graduação já estou me preparando para o Mestrado, com o intuito de um dia poder lecionar.

E essa é uma conquista que não é só minha, portanto, eu queria agradecer a todos que de alguma forma guiaram e acompanharam meu amadurecimento pessoal e profissional. Minha mãe, meu irmão e meus mestres professores foram essenciais para essa conquista e fica aqui o meu agradecimento a todos os profissionais da Universidade de Fortaleza que mesmo indiretamente contribuíram para que eu tivesse uma excelente experiência acadêmica”

“Estou bastante emocionada e feliz por receber a bolsa Yolanda Queiroz. Desde criança, sempre quis, de alguma forma, ter o poder de tornar o mundo um lugar melhor. Vi no jornalismo essa possibilidade, pois sempre acreditei que a informação e o conhecimento podem mover montanhas. Logo no primeiro semestre, me encontrei no jornalismo e me apaixonei pela profissão e pela oportunidade de contar histórias. Conquistar a bolsa hoje diz muito sobre dedicação e amor pelo que faço. Significa que tudo valeu a pena ao longo desses quatro anos.  Antes da pandemia, por morar muito longe da universidade, eu acordava às 5h da manhã todos os dias e só chegava em casa às 19h por conta do estágio na TV Unifor, lugar onde aprendi muito, tive grandes oportunidades e fui feliz demais. Tentei aproveitar ao máximo as aulas, os laboratórios, o campus e os meus dias na TV. Sou muito grata a todos os meus queridos professores do curso de jornalismo, aos meus pais, aos meus familiares e aos meus amigos que estiveram comigo nessa caminhada. Só tenho a agradecer a Unifor pela estrutura e pelo apoio oferecidos ao longo da graduação. Hoje sou uma jornalista formada pela melhor do Brasil”.

“Fiquei muito feliz e honrada por receber a Bolsa Yolanda Queiroz de Pós- Graduação. É o reconhecimento de toda uma trajetória de dedicação, empenho, renúncia e luta pelos meus propósitos e ideais. Ao recebê-la, passou um filme na minha cabeça. Foram 5 anos e meio, nos quais, a cada semestre fui buscando dar o meu melhor, apesar de todas as adversidades. Enfim, consegui chegar aonde cheguei e estou muito feliz! Sou muito grata a minha família, a Deus, a meus professores e todos que compõem a Unifor. Meu muito obrigada!”