null Conscientização sobre o autismo é tema de ação do Projeto Abrace as Cores

Conscientização sobre o autismo é tema de ação do Projeto Abrace as Cores

Realizada pela Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem e em parceria com CCS, a iniciativa vai realizar programação especial no dia 29 de abril

Nesta edição do mês de abril, o projeto acontece em alusão ao Abril Azul. (Foto: Getty Images)

No dia 29 de abril, a Universidade de Fortaleza, instituição  de ensino da Fundação Edson Queiroz, promove mais uma edição do Projeto Abrace as Cores, que vai contemplar a temática “Abril Azul: mês de conscientização sobre o Autismo”. Realizada pela Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem e pelo Centro de Ciências da Saúde (CCS), a iniciativa ainda conta com o apoio da Fortaleza Azul (Faz), associação que tem a assistência social como objetivo de beneficência, defesa e proteção de pessoas com autismo.

Nesta edição, o Abrace as Cores prepara dois momentos de conscientização e diálogo: uma campanha com alunos dos cursos de Psicologia e de Fonoaudiologia, no Centro de Convivências; e uma mesa-redonda com profissionais da saúde, no auditório da Biblioteca Central. Neste último, o encontro vai contar com  a participação da fonoaudióloga Raquel Lobo, a psicóloga Juliana Machado e a pedagoga Sandra Ribeiro. A conversa será mediada pela docente Michelle Sales.

“Este é um projeto de extrema importância, pois traz à tona temáticas importantes para a saúde. A ação do Abril Azul vai ajudar, por exemplo, a desmistificar o autismo ao trazer novas discussões sobre o distúrbio, novas possibilidades de tratamento, debates diversos sobre o assunto, interdisciplinaridade e, assim, uma melhora da qualidade de vida para os pacientes”, afirma Aline Teixeira, docente da Universidade de Fortaleza que está à frente da ação.

• 29 de abril

9h | Campanha de conscientização, com participação dos alunos dos cursos de Fonoaudiologia e Psicologia e representantes da Associação Fortaleza Azul.
Local: Centro de Convivência

11h30 | Mesa-redonda "Dialogando sobre o Autismo”
Local: Auditório da Biblioteca Central

Conheça as palestrantes

Raquel Lobo - Fonoaudióloga e sócia-proprietária do Centro Especializado em Autismo e outros Transtornos do Desenvolvimento (CEATD);

Juliana Machado - Psicóloga, mestre em Psicanálise e Psicopatologia, atuante no Consulado Geral do Brasil em Paris, pelo Programa de Assistência aos Brasileiros;

Sandra Ribeiro - Pedagoga, mãe de dois jovens universitários autistas, membro da Associação Fortaleza Azul, pesquisa e atua na inclusão de alunos com necessidades específicas;

Michelle Sales (mediadora) - Psicóloga, fonoaudióloga, mestre em Psicologia,  doutoranda em Ciências da Cultura e docente da Universidade de Fortaleza.

Sobre o Projeto

Criado em 2022, o Projeto Abrace as Cores é fruto da parceria entre a direção do CCS e a Supervisão de Monitoria e Apoio à Aprendizagem. A iniciativa nasceu em alusão às campanhas de conscientização da Organização Mundial da Saúde (OMS) que abordam mensalmente, por meio da representação de cores, temáticas sociais de relevância, como o Setembro Amarelo (campanha de prevenção ao saicídio) e o Outubro Rosa (campanha de prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama). A cada mês, o Abrace as Cores realiza uma ação na qual os alunos de graduação, monitoria, grupos de estudo e ligas acadêmicas trazem os temas à tona com abordagens diferentes.

Projeto Abrace as Cores: Abril Azul
Data: 29 de abril de 2022
Local: Universidade de Fortaleza
Mais informações: (85) 3477.3848

Este conteúdo atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas: Redução das Desigualdades (ODS10), que compõe a lista de indicadores que são um apelo global à ação para acabar com a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas, em todos os lugares, possam desfrutar de paz e de prosperidade.