null Curso de Design de moda da Unifor realiza desfile no Museu da Indústria

Ter, 2 Abril 2019 11:47

Curso de Design de moda da Unifor realiza desfile no Museu da Indústria

O desfile apresentou 15 looks produzidos pelos alunos das instituição e trouxe como inspiração temas sociais relevantes.

O desfile teve como objetivo traçar o diálogo da moda com o espaço cultural, os designers e a cidade. Foto: Ares Soares.

Na última quinta-feira, 28 de março, o curso de Design de Moda da Unifor realizou desfile no Museu da Indústria. A iniciativa exibiu as criações dos alunos do curso e faz parte da programação do Ceará Design Week, evento da Federação da Indústria do Ceará (FIEC)/SESI realizado com apoio do SEBRAE Ceará.

O desfile teve como objetivo traçar o diálogo da moda com o espaço cultural, os designers e a cidade. Na ocasião foram apresentados 15 looks de alunos de todos os semestres com os seguintes temas: Roma Antiga (1° Semestre), As Vanguardas dos anos 60 no Brasil (2º Semestre), Amazônia (3º semestre) e Essência/Terceira idade (4º Semestre).

A aluna Julia Rodrigues, fala sobre o trabalho realizado pela sua equipe. “Nosso tema geral era a vanguarda dos anos 60 no Brasil. Como subtema resolvemos destacar a Marginália, que foi uma vanguarda daquele período, que tratou muito da questão de trazer uma voz num período difícil que foi a ditadura militar. Os looks trazidos hoje mostram temas importantes como a opressão, a voz perdida, a morte e a esperança, com o fim da ditadura”, declara Julia.

Patrícia Xavier, Coordenadora do Núcleo Educativo no Museu da Indústria, fala sobre sua percepção sobre o desfile. “Eu estou achando essa iniciativa um máximo, porque só assim a gente pode entender que um museu não é lugar de passado. Museu é um lugar de presente, de vida”, fala Patrícia.

Ana Claudia Farias, coordenadora do curo de Design de Moda, fala sobre o desfile. “Os trabalhos exibidos hoje são aqueles que já estão com um grau de amadurecimento muito maior e que acabaram se destacando em meio aos outros, que também estão maravilhosos. Para composição dos looks desfilados hoje houve todo um estudo para a realização de cada trabalho. Tivemos o cuidado de trazer temas que fazem com que a gente pare para pensar qual o nosso papel como designer dentro dessa sociedade, e o que a gente pode trazer nas nossas roupas, como fonte de expressão e alerta à sociedade”, explica a coordenadora.

Ceará Design Week

Primeira iniciativa do gênero no Ceará, o evento será composto por exposições no Museu da Indústria, mostras paralelas espalhadas pela cidade, seminários, oficinas e lançamento de produtos e livros.

Na programação, haverá espaço para projetos inovadores de universidades e mostra de produtos de indústrias locais. No eixo de formação, o evento trará ao Ceará diversos nomes do design nacional contemporâneo, que compõem os seminários com profissionais locais.

O Ceará Design Week é uma oportunidade para os alunos viverem experiências de design em seus vários segmentos, obterem troca de conhecimento com designers locais e nacionais, ampliarem a rede de relacionamentos e se defrontarem com inovações e tecnologias do design.