null Curso de Farmácia realiza Semana da Planta Medicinal em maio

Curso de Farmácia realiza Semana da Planta Medicinal em maio

A iniciativa vai promover diversas atividades gratuitas no halls dos blocos O e D, incluindo oficina, exposição e sarau

O evento acontece em homenagem ao centenário do professor Francisco José de Abreu Matos (in memoriam), idealizador do Programa Farmácias Vivas (Foto: Getty Images)

Nos dias 20 e 29 de maio, o curso de Farmácia da Universidade de Fortaleza — instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz — vai realizar a Semana da Planta Medicinal. Com o objetivo de disseminar conhecimento sobre fitoterapia à comunidade acadêmica, o evento vai promover diversas atividades gratuitas no halls dos blocos O e D, incluindo oficina, exposição e sarau.

A iniciativa acontece em parceria com o Conselho Regional de Farmácia (CRF-CE) e o Conselho Federal de Farmácia (CFF), em homenagem ao centenário do professor Francisco José de Abreu Matos (in memoriam), idealizador do Programa Farmácias Vivas.

Importância da temática

As plantas medicinais desempenham um papel fundamental na história da humanidade, sendo utilizadas há milênios em diversas culturas ao redor do mundo para o tratamento de doenças e a promoção do bem-estar. Em um contexto onde muitos buscam alternativas aos tratamentos convencionais, elas oferecem uma fonte de medicamentos potencialmente acessíveis, seguros e sustentáveis.

Além disso, a pesquisa científica contemporânea tem corroborado muitos dos usos tradicionais das plantas medicinais, identificando compostos bioativos e mecanismos de ação que fundamentam suas propriedades terapêuticas. Portanto, a relevância desse tema também reside na sua capacidade de inspirar inovação e desenvolvimento de novos medicamentos, bem como na valorização da biodiversidade e dos conhecimentos tradicionais das comunidades locais.

Sobre o homenageado

Francisco José de Abreu Matos, renomado professor e pesquisador na área da farmácia, é reconhecido como um visionário da fitoterapia. Sua paixão pelo estudo das plantas medicinais o levou a conceber e implementar o inovador Projeto Farmácias Vivas, uma iniciativa que revolucionou a abordagem da saúde comunitária ao promover o cultivo e o uso de plantas medicinais.

Dia 20 de maio

14h às 16h — Oficina de preparações caseiras com plantas medicinais
Local: Hall do bloco O

Dia 29 de maio