null Curso de Psicologia promove aula aberta sobre a importância dos contos de fadas para a infância

O evento será com os psicólogos e psicanalistas Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso, autores do livro "Fadas no Divã"

A iniciativa tem como objetivo proporcionar a todos aqueles que estudam e lidam com a infância um olhar para a importância dos contos de fadas e sua atualidade (Foto: Getty Images)

Os contos de fadas, muitas vezes vistos apenas como entretenimento para as crianças, colaboram na elaboração e no desenvolvimento do universo infantil. Para discutir sobre esse assunto, a disciplina “Psicologia da Infância”, do curso de Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promoverá no dia 07 de junho de 2021, às 19h, a aula aberta “Fadas no Divã: uma conversa com os autores Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso sobre os contos de fadas e o universo infantil”

Sabrina Matos, uma das docentes da Psicologia da Infância, diz que essa disciplina proporciona aos estudantes análises e discussões a respeito do conceito de infância, do desenvolvimento da criança nos diversos aspectos, tais como, linguagem, psicomotricidade,  socialização, psicossexualidade, assim como a importância do primeiro ano de vida da criança para a constituição psíquica do sujeito.

Segundo a professora, a aula aberta tem como objetivo proporcionar a todos aqueles que estudam e lidam com a infância (alunos, professores, mães e pais) um olhar atento para a importância dos contos de fadas ou contos maravilhosos e sua atualidade. O evento terá a presença dos psicólogos e psicanalistas membros da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (APPOA), finalistas do Prêmio Jabuti com a obra "Fadas no Divã: a psicanálise nas histórias infantis", Diana e Mário Corso.

"A aula aberta tem como objetivo dilatar as discussões acerca do desenvolvimento da subjetividade e dos conflitos  íntimos vivenciados pelas crianças tendo como aporte as narrativas dos contos de fadas", afirma a docente.

Fadas no Divã

A obra de Diana e Mário Corso, publicada em 2006, questiona o motivo das histórias e contos de fadas terem migrado das tradições folclóricas para a infância e não terem perecido. No livro, os autores vão dizer que não existe infância sem fantasia e que as histórias persistiram em função de ainda possuírem função de suporte para a elaboração de fantasias relativas à família, ao desenvolvimento das identidades sexuais e ao amor.

Diana Corso e Mário Corso são psicólogos formados pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e psicanalistas membros da Associação Psicanalítica de Porto Alegre (PPOA). Além de "Fadas no Divã: a psicanálise nas histórias  infantis", os profissionais também escreveram "Psicanálise na Terra do Nunca: ensaios sobre a fantasia" e "Adolescência em cartaz - filmes e psicanálise para entendê-la".

Estude Psicologia na melhor

A graduação em Psicologia é para quem quer a melhor formação na área em Fortaleza; e trabalhar na prevenção, no diagnóstico e no tratamento de transtornos emocionais e de personalidade, promovendo saúde e qualidade de vida. Os profissionais da área podem atuar junto a indivíduos, grupos e instituições, como hospitais, consultórios, clínicas, comunidades, empresas e escolas, no exercício de atividades como seleção, treinamento e adaptação de pessoal, assistência a pacientes, familiares e grupos em diferentes contextos sociais, além de elaborar, aplicar e analisar pesquisas de mercado.

Os tempos são incomuns, mas sempre é tempo de aprender! E por isso, agora é tempo da Melhor Universidade do Norte/Nordeste!

Serviço:

Aula aberta "Fadas no Divã: uma conversa com os autores Diana Lichtenstein Corso e Mário Corso sobre os contos de fadas e o universo infantil”.
Dia 7 de junho, às 19h
Youtube da TV Unifor e canal 181 da Net