null Arte e fotografia é o tema de live que tem Rodrigo Frota e Denise Mattar como convidados

O fotógrafo e artista visual Rodrigo Frota e Denise Mattar (à direita), curadora da exposição, conversam com Adriana Helena, gestora do Espaço Cultural Unifor (ao centro) Fotos: Ares Soares

Voltar os olhos para a arte que se faz por trás das lentes. Essa é a proposta da live que acontece nesta terça-feira, dia 1º de junho, com o fotógrafo e artista visual Rodrigo Frota e Denise Mattar, curadora da exposição, com mediação de Adriana Helena, gestora do Espaço Cultural Unifor.  O bate-papo sobre a presença  da fotografia na exposição "50 Duetos", em cartaz no Espaço Cultural comemorando os 50 anos da Fundação Edson Queiroz. O evento virtual será a partir das 19h30.

Além da obra do próprio Rodrigo, cuja “Cachoeira em Twinn Falls” (1984) faz par com o óleo sobre tela “Cascatinha da Tijuca”, de Félix-Emille Taunay (1795-1881), circa 1840, outras fotos estão na exposição. A exposição “50 Duetos” possibilita ver o mundo pelos olhos de fotógrafos como Sebastião Salgado, Cristiano Mascaro, José Bento e Thomas Farkas.

As fotos de Rodrigo Frota e Chico Albuquerque fazem parte da exposição que comemora o cinquentenário da Fundação Edson Queiroz (Foto: Ares Soares)

Numa composição sobre a construção do imaginário cearense, as jangadas de “Secando a Vela” (1926) do óleo sobre tela de Vicente Leite são atualizadas na série “Mucuripe” (1952-2011), do fotógrafo Chico Albuquerque, ambos do Ceará.  As imagens do húngaro Thomaz Farkas da inauguração de Brasília (1960) com o então presidente da República Juscelino Kubitscheck tornaram-se par da escultura “Os Candangos” (década de 1960), do paulistano Bruno Giorgi.

Novos rumos

A curadora da “50 Duetos”, Denise Mattar, ressalta que a invenção da fotografia mudou os rumos da arte e da visualidade humana. “Na sua busca de legitimação artística a fotografia encontrou vários caminhos, como o registro do instante, o fotojornalismo,a manipulação das imagens e a instalação fotográfica. É o que poderá ser visto nessa live, tanto nas obras que compõem a exposição 50 duetos, como no trabalho do artista visual e fotógrafo Rodrigo Frota”, antecipa Denise.

A mostra “50 Duetos” é um passeio por mais de 100 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz (FEQ) com novas possibilidades de interação e de interpretação. A exposição “50 duetos” entrou em cartaz no Espaço Cultural Unifor em um momento no qual a apreciação artística possibilita também outro respirar, que simboliza o fruir e o oxigenar de ideias. A mostra comemora os 50 anos da Fundação Edson Queiroz.

A Universidade de Fortaleza tem adotado todas as medidas necessárias para conter a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Por enquanto, não é possível comparecer presencialmente à exposição; mas você pode fazer um passeio virtual através dos nossos vídeos e galerias. Aproveite!

Desafio cultural

A exposição 50 Duetos é a fonte de inspiração do próximo desafio cultural da Universidade de Fortaleza. A mostra reúne cerca de 100 obras do acervo da Fundação Edson Queiroz, divididas em duetos, por meio de conexões diversas. Tendo essa exposição como mote, alunos e alunas da Unifor serão instigados a fazer fotografias ao lado de uma pessoa de sua preferência, seja por motivo familiar, amizade ou de paixão.

As inscrições para o desafio da foto mais criativa que pode ser inspirada (ou não) nas obras da exposição “50 Duetos” já estão abertas. O prazo de participação se estende até às 23h59 (horário de Brasília), do dia 21 de junho de 2021. As fotos enviadas depois desse período não serão consideradas no julgamento.

O ganhador ou ganhadora do concurso receberá uma assistente virtual Alexa como prêmio. O vencedor será contatado pela equipe realizadora do desafio, que organizará a entrega do prêmio dentro das regras sanitárias em vigência à época e cumprindo o decreto de distanciamento social. O resultado será divulgado nas redes sociais da Universidade de Fortaleza no dia 30 de junho de 2021.

Serviço:

Live Arte e fotografia: um olhar para a exposição “50 Duetos”
Terça-feira 1º de junho, às 19h
Com o fotógrafo e artista visual Rodrigo Frota e Denise Mattar, curadora da exposição, com mediação de Adriana Helena, gestora do Espaço Cultural Unifor
Transmissão pelas Redes Sociais e Youtube da Unifor e TV Unifor
Aberto ao público