null Desafio Unifor de Escolas premia estudantes de Fortaleza

Qua, 24 Outubro 2018 15:54

Desafio Unifor de Escolas premia estudantes de Fortaleza

Tradicional entre as competições escolares da cidade, evento aconteceu no último dia 20 de outubro

O evento aconteceu no Ginásio Poliesportivo e no Estádio de Atletismo da Unifor. (Foto: Victor Gifoni).

De olho no fomento ao esporte e na promoção de um estilo de vida mais ativo para estudantes do Ensino Médio, o curso de Educação Física da Unifor realizou o Desafio Unifor de Escolas 2018. O evento foi promovido no último dia 20 de outubro, no Ginásio Poliesportivo e no Estádio de Atletismo.

O Desafio Unifor contou com a participação de escolas particulares de Fortaleza e da Região Metropolitana nas modalidades de atletismo, lutas (jiu-jítsu), voleibol (feminino), futsal (masculino), basquete (masculino) e handebol (feminino). Os primeiros colocados foram premiados com troféus e medalhas.

Os alunos do curso de Educação Física participaram da organização do evento, com supervisão do corpo docente e apoio dos cursos do Centro de Ciências da Saúde. A coordenadora do curso de Educação Física, Diane Nocrato, salienta a experiência vivenciada pelos alunos da Unifor.

“Eles participam do planejamento e da gestão de evento, adquirindo experiência na gestão de competições esportivas. Isso traz uma oportunidade ímpar e vai refletir na postura deles como futuros profissionais”.

O diretor da Divisão de Assuntos Desportivos (DAD) da Unifor, Ralciney Barbosa, destaca os potenciais talentos esportivos oriundos das escolas: “Este ano pudemos, mais uma vez, perceber o alto nível dos competidores e das escolas envolvidas na competição, que aceitaram nosso convite para participar o que fez com que mantivéssemos o alto número de alunos e equipes envolvidas no evento”.

Para o diretor do DAD, é fundamental a participação de graduandos de outros cursos da Unifor para que o evento seja realizado: “Temos alunos dos módulos de gestão e marketing, de esportes, como atletismo, futebol e vôlei, além de contar com a participação de alunos de outros cursos, que apresentam esse outro lado da Universidade para os alunos de ensino médio”, conclui.

Estudante do Colégio Teleyos, João Pedro, 19 anos, foi o vencedor da categoria até 65 quilos de jiu-jítsu: “Esta é a primeira vez que participo da competição aqui, me surpreendi com o nível dos competidores. Acho muito interessante a competição como um todo, mas em específico a visibilidade dada ao jiu-jítsu, que é um esporte difícil de ver em competições grandes que contemplam esportes mais populares”, destaca.

II Corridinha da Saúde Unifor

Em paralelo ao Desafio Unifor de Escolas, aconteceu a II Corridinha da Saúde Unifor, organizada pelos cursos de Educação Física, Nutrição, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. A competição tem como principal objetivo integrar crianças com necessidades especiais ao esporte. Ao final da atividade, foi oferecido um piquenique de comidas saudáveis, preparado pelos alunos do curso de Nutrição para crianças e acompanhantes.

Escolas participantes

3º lugar: Colégio Jim Wilson

4º lugar: Colégio Sebastião de Abreu - Maranguape

Educação Física na Unifor

O curso de Educação Física da Unifor é considerado o melhor do Norte/Nordeste pelo Ranking Universitário da Folha (RUF) 2018, avaliação anual do ensino superior do Brasil feita pela Folha desde 2012. É ideal para quem quer atuar na docência, na educação básica, na promoção da saúde, no treinamento e na preparação física das diversas modalidades desportivas, na prescrição e orientação de exercícios físicos, na avaliação física, na recreação e na gestão em educação física e desportos. O profissional poderá atuar em instituições de educação públicas e privadas, academias, centros de lazer, instituições e órgãos de saúde, clubes, centros de treinamento desportivo, instituições de administração e prática desportiva pública ou privada, logradouros públicos, condomínios e outros onde estiverem sendo aplicados exercícios físicos e/ou desportivos.