null Dia das Crianças: Universidade de Fortaleza lança Projeto Jovem Cientista

Dia das Crianças: Universidade de Fortaleza lança Projeto Jovem Cientista

As crianças irão visitar os laboratórios do CCS e Lapin no dia 13 de outubro

30 estudantes do 2º ao 5º ano do ensino fundamental podem participar da ação no campus Unifor (Foto: Ares Soares)

Em comemoração ao Dia das Crianças, a Universidade de Fortaleza - instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz - lança o Projeto Jovem Cientista, ação que acontece 13 de outubro, das 14h às 17h, destinada aos estudantes do ensino fundamental. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de realizar atividades de ciência e tecnologia nos laboratórios vinculados ao Centro de Ciências da Saúde (CCS) e no Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin).

Ao todo, serão ofertadas 30 vagas disponíveis inicialmente para os filhos dos colaboradores da Unifor, que estejam curso do 2º ao 5º ano do ensino fundamental Os interessados em trazer seus pequenos cientistas deverão realizar inscrição neste link.

A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Vice-Reitoria de Pesquisa (VRP) e o CCS, a fim de estimular o interesse pela atividade científica. “A VRP acredita que a exposição precoce ao conteúdo científico promove o desenvolvimento de diversas habilidades nas crianças e adolescentes, como, por exemplo, a criatividade, a autonomia, resolução de problemas e o trabalho em grupo”, explica Adriana Rolim, coordenadora de Pesquisa.

Aline Kércia Soares, docente do CCS, conta como surgiu o desejo de promover a ação. “A ideia foi usar o Dia das Crianças para promover uma ação que pudesse proporcionar uma vivência nos laboratórios da Universidade e com isso despertar o interesse pela ciência. As crianças terão a oportunidade de manusear alguns instrumentos usados nos laboratórios como microscópios e peças anatômicas”, pontua.

É necessário que os jovens cientistas estejam acompanhados por responsáveis durante toda a visita. A única condição para participar é que os inscritos tenham parentesco com colaboradores da Unifor.

Sobre o Lapin

O laboratório, vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa, conta com estrutura nas áreas maker, hacker, realidade aumentada e virtual, e energias renováveis. Além disso, o espaço - coordenado pelo docente Daniel Chagas - trabalha com projetos e parcerias nos setores público e privado.

Projeto Jovem Cientista
Data: 13 de outubro, quinta-feira