null Discentes da Unifor falam sobre a decisão de cursar a disciplina “Responsabilidade Social e Ambiental”

Qui, 1 Abril 2021 17:55

Discentes da Unifor falam sobre a decisão de cursar a disciplina “Responsabilidade Social e Ambiental”

Assumindo dever de transformação para com o mundo, alunas explicam o porquê de escolher a cadeira optativa de cunho social e reforçam a importância de se dedicar ao coletivo.


A Unifor se destaca por seu histórico de ações sociais e ambientais. Ao ofertar disciplina que aprofunda o tema, a instituição ressalta seu compromisso com a comunidade na qual está inserida. (Foto: Ares Soares)
A Unifor se destaca por seu histórico de ações sociais e ambientais. Ao ofertar disciplina que aprofunda o tema, a instituição ressalta seu compromisso com a comunidade na qual está inserida. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, é referência quando se trata de projetos humanitários e ambientais. O Projeto “Jovem Voluntário”, a atuação do Núcleo de Atenção Médica Integrada (NAMI) e a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz são alguns dos programas elaborados e oferecidos pela Unifor, que tem em seu DNA o compromisso com a responsabilidade social. 
 
Em 2021, com o intuito de continuar a contribuir com o desenvolvimento socioeconômico cearense, a instituição passou a ofertar a alunos e alunas de todas as graduações a disciplina optativa Responsabilidade Social e Ambiental. A cadeira, que está sob a coordenação do Centro de Comunicação e Gestão (CCG), visa o mapeamento das necessidades existentes na comunidade do Dendê para a criação de projetos a serem implantados nela, além de ações que possam aperfeiçoar iniciativas já existentes no Dendê. 
 
A Unifor, por meio de suas iniciativas institucionais, reforça a importância da responsabilidade social para o coletivo, dentro e fora do ambiente acadêmico. A disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental representa mais uma oportunidade para que os alunos possam contribuir para a mudança de suas comunidades. Conversamos com três alunas sobre a importância de estudar e praticar a responsabilidade social, e os motivos que as levaram a escolher essa disciplina. Confira:

Novas oportunidades



Estudante da área de eventos, Juliana Melo possui histórico
com iniciativas beneficentes e de cunho social. (Foto: Arquivo pessoal)

Antes de trabalhar no setor de eventos, Juliana Melo, graduanda do curso de Eventos da Universidade de Fortaleza, passou seis anos desenvolvendo atividades agropecuárias no estado da Bahia. Melo, que fazia parte de equipes multidisciplinares em programas do governo federal e estadual baiano, conta que o objetivo da maioria dos projetos que ela integrava “era desenvolver atividades sociais, ambientais e de assessoria técnica voltadas à agricultura e a pecuária, utilizando como ferramenta uma metodologia participativa com intuito promover o desenvolvimento socioeconômico das famílias que participavam dos programas”, explica a estudante. 
 
Com esse background, não foi difícil para Melo se identificar com a disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental da Unifor. “Quando percebi que a disciplina estava disponível como optativa, nem pensei duas vezes. Adicionei à minha grade curricular, pois vi a oportunidade de desenvolver atividades que poderiam contribuir para meu desenvolvimento pessoal e profissional e ainda entender melhor sobre o tema”, conta a graduanda. Ela esclarece ainda que a responsabilidade social e ambiental representa cuidado, respeito e uma preocupação com o próximo, além de evidenciar preocupações genuínas com o meio ambiente. Para a discente, isso vai muito além de obrigações legais e econômicas.
 
Segundo Juliana, a cadeira é uma oportunidade de desenvolver e compartilhar informações e habilidades, com embasamento teórico e prático que a disciplina oferece e proporciona. “Vejo como uma oportunidade de vivenciar novas experiências e entender conceitos importantes para nos preparar para o mercado de trabalho, isso independentemente do curso de graduação. Em consequência, o ambiente social será beneficiado com a formação de profissionais engajados e comprometidos com o desenvolvimento sustentável”, afirma.

O momento perfeito



“O que estamos precisando é ver a realidade das outras pessoas”,
conta a estudante de Arquitetura Marcela Cestari. (Foto: Arquivo pessoal)

Marcela Cestari, aluna do curso de Arquitetura e Urbanismo da Unifor, cresceu em meio a projetos sociais. A futura arquiteta conta que sempre se engajou em ações humanitárias realizadas pela Igreja, por frequentar o local desde a infância, e que, mesmo durante a pandemia, não deixou de ajudar o próximo, através de iniciativas criadas por ela e um grupo de amigos. Para Cestari, esses projetos auxiliam no crescimento pessoal e fazem com que o indivíduo passe a enxergar, com outros olhos, as questões a sua volta. 
 
Mesmo a filantropia já ocupando uma grande parte da vida da estudante, a disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental apareceu de surpresa para Cestari. A discente explica que, por estar no final da graduação, precisava começar a fazer as optativas, e, ao ver a nova cadeira, achou que fosse voltada para o seu curso. “No primeiro dia de aula, eu levei um susto, porque não era o professor que eu estava pensando [que iria lecioná-la], mas mesmo assim, fiquei. Escutei o professor [...] e quando ele começou a falar, eu me apaixonei pela disciplina. Já no primeiro dia de aula, eu me encantei e decidi ficar”, confessa. 
 
Segundo a futura arquiteta, a disciplina é de extrema importância e não deveria ser optativa, mas sim obrigatória, e presente na trajetória acadêmica desde o ambiente escolar. “Eu acho que, no momento que estamos vivendo, está faltando empatia entre as pessoas. Essa cadeira é de extrema importância para mostrar que a gente não precisa de muito para ajudar, apenas precisa querer”, declara Cestari. 
 
Marcela, que sempre gostou de estar inserida em projetos sociais, afirma que nunca imaginou que existiria uma cadeira específica para isso. “É uma cadeira obrigatória para gente pensar mais no próximo, e sair um pouco da nossa realidade. Olhar mais com outros olhos, ganhar mais maturidade, conhecimento, porque a gente aprende muito com essas pessoas. Acho que às vezes a gente fica focado em uma coisa só e não sai do nosso mundo. Hoje, o que estamos precisando é justamente mudar isso e ver a realidade das outras pessoas”, reflete a estudante.

Experiência única



Michelle Weyne, discente de Administração, acredita que a disciplina oferta
aprendizados múltiplos para alunos de diferentes áreas. (Foto: Arquivo pessoal)

Quantos alunos podem dizer que foram convidados por um professor para participarem de uma disciplina? A Michelle Weyne pode. Aluna do curso de Administração da Universidade de Fortaleza, Weyne explica que chegou à disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental após um convite do professor Marcus Holanda, o docente responsável pela cadeira. “Ele me informou como seria a metodologia, o que seria estudado e trabalhado. A partir destas informações, senti muita curiosidade em fazer parte do seu ‘time’ e aprender mais acerca desse tema tão importante”, conta. 
 
“Vi que para o curso de Administração e para minha formação profissional, ela [a disciplina] é interessante para me fazer enxergar outras possibilidades com o trabalho social, abrir meu campo de visão e poder ver uma realidade de empreendedores que muitas vezes não é exposta ao olhar da sociedade”, explica Weyne, que além de ter sido atraída pela possibilidade de aprender mais sobre como implantar projetos de proteção ao meio ambiente nas organizações, pontua que todo o conhecimento adquirido na disciplina incide diretamente sobre o seu crescimento pessoal. 
 
Para a estudante, a disciplina de Responsabilidade Social e Ambiental é uma experiência única. Michelle acredita que criar o contato com as pessoas da Comunidade do Dendê, que é situada ao lado da Unifor, e conhecer mais sobre os empreendedores e empreendedoras que lá habitam, bem como poder contribuir com seu crescimento, é memorável. “Com certeza é uma disciplina necessária e que irá agregar aprendizados múltiplos para todos os cursos: Administração, Psicologia, Marketing, Engenharias, Nutrição, entre muitas outras áreas. É um ambiente de atuação muito amplo que também enriquece a vida acadêmica”, finaliza ela.