null EGES firma parceria com Santander para premiar projetos inovadores na área empresarial

Qui, 30 Setembro 2021 11:48

A iniciativa irá laurear as melhores ideias empreendedoras de estudantes da Universidade de Fortaleza com dez mil reais

O Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) irá selecionar os três melhores projetos para receber o incentivo financeiro do banco Santander. (Foto: Getty Images)

O Escritório de Gestão, Empreendedorismo e Sustentabilidade (EGES) e a graduação em Administração da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, firmaram parceria com o Banco Santander para incentivar os estudantes na realização de projetos inovadores na área empresarial. Ao final do segundo semestre de 2021, as três melhores ideias criadas em sala de aula serão agraciadas com dez mil reais em prêmios oferecidos pela entidade financeira.

Por meio dessa ação, os alunos do Centro de Ciências da Comunicação e Gestão (CCG) poderão desenvolver iniciativas que supram duas demandas importantes do empreendedorismo: o impacto do coronavírus nas pequenas e médias empresas e a pauta da sustentabilidade sob perspectiva da ESG ‒ Environmental, Social and Corporate Governance (traduzido do inglês como Governança Ambiental, Social e Corporativa) ‒, avaliação de práticas empresariais ligadas à conscientização ambiental.

Os discentes matriculados em disciplinas que envolvem invenções no âmbito empreendedor, como as de Projeto Integrador I e Projeto Integrador II, poderão participar em grupos compostos de quatro ou cinco participantes, orientados pelos seus respectivos professores. Para os auxiliar no processo de elaboração dos projetos, o Santander irá realizar três palestras de mentoria.

“O objetivo é lançar esses desafios e estimular a criatividade dos nossos alunos frente aos obstáculos e responsabilidades que englobam uma empresa. É muito gratificante poder trazer grandes marcas para chancelar esse processo e desenvolver iniciativas importantes”, afirma o professor Rogério Nicolau de Barros, coordenador do EGES.

“É uma oportunidade única para os estudantes exercerem na prática seus conhecimentos de sala de aula. Trazer uma empresa do tamanho do Santander para esse projeto é muito importante, pois eles passam para os alunos as reais expectativas do mercado”, declara Josimar Souza, coordenador do curso de Administração.

O docente ainda ressalta que o desenvolvimento de iniciativas e ideias inovadoras no segmento empresarial é uma prática alinhada com a estrutura do curso: "Desde o primeiro semestre os alunos são estimulados a desenvolver projetos em suas disciplinas de graduação".

Avaliação e prêmios

Ao final do processo de criação em sala de aula, cada professor das disciplinas irá escolher três ideias com maior potencial de execução. O comitê avaliativo será formado com representantes do CCG, do Santander, da Vice-Reitoria de Pesquisa da Universidade de Fortaleza e do EGES para a avaliação e ranqueamento dos projetos candidatos. No processo de ponderação, serão analisados os seguintes critérios: potencial  de mercado, inovação, desempenho da equipe e modelo de negócio.

Em totalidade, a ação vai premiar dez mil reais entre as três iniciativas melhor avaliadas como incentivo aos estudantes. A distribuição dos recursos será realizada da seguinte forma:

• 1° lugar: R$5.000,00
  • 2° lugar: R$3.000,00