null Entrevista Nota 10: Alice Salazar e a maquiagem como negócio

Sex, 23 Julho 2021 11:31

Entrevista Nota 10: Alice Salazar e a maquiagem como negócio

A empresária e influenciadora, que participará de live com a Unifor no próximo dia 27, conta como a paixão pela maquiagem resultou em uma trajetória de muito estudo e sucesso.


Começando a carreira com um blog há dez anos, Alice Salazar revolucionou o universo da maquiagem na internet. (Foto: Divulgação)
Começando a carreira com um blog há dez anos, Alice Salazar revolucionou o universo da maquiagem na internet. (Foto: Divulgação)

Se alguém pode carregar consigo a alcunha de “dona da beleza”, esse alguém é Alice Salazar: proprietária de uma marca de maquiagem que leva seu nome e identidade, ela é a pioneira nacional no segmento de beleza e negócios na internet. Conquistando um grande público que se identifica com a sua personalidade espontânea, a maquiadora iniciou a carreira como produtora de conteúdo em 2010 e hoje, além da própria marca, tem milhões de seguidores; seu canal no YouTube, por exemplo, soma mais de 200 milhões de visualizações. 

Especialista em maquiagem, ela possui no currículo cursos no Brasil e no exterior, tendo estudado nas escolas de maquiagem Make Up Forever e Atelier Make-Up, em Paris, na França; na Escola da Kryolan, na Argentina; e em renomados centros de Londres e Nova York. Seu conteúdo é voltado para beleza e moda, incluindo estilo de vida, viagens e comportamento, tudo com um toque natural e bem-humorado.

Em parceria com a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, Alice Salazar participará de uma live do projeto Expresso 21 com o tema “Por que estudar Estética e Cosmética?”. O encontro acontece no dia 27 de julho, às 19h, e para participar basta inscrever-se gratuitamente clicando aqui

Na expectativa para o bate-papo virtual, o Entrevista Nota 10 conversou com a empreendedora sobre sua trajetória e os principais aprendizados que conquistou durante a carreira. Leia na íntegra a seguir.

Entrevista Nota 10 – Alice, sua carreira despontou como empreendedora no ramo da beleza. Em que situação você passou a enxergar a maquiagem como um bom caminho para iniciar os negócios?

Alice Salazar – Realmente, a maquiagem não era, quando eu comecei, algo muito comum. Na minha família, todos tinham profissões muito tradicionais. Eu tenho um irmão que fez agronomia, outro fez educação física, [outro] medicina, então o caminho mais óbvio para mim seria fazer uma faculdade “tradicional”, me formar e seguir atuando na área. A minha mãe era maquiadora, já trabalhava com isso, e aí eu comecei a observá-la enquanto trabalhava. Fui passar a tarde no consultório de uma prima minha, que é dentista, para ver se eu gostava, e saí sabendo que a única coisa que não gostaria de fazer [profissionalmente] era aquilo. Havia apenas criado na minha cabeça que eu queria ser dentista. 

Eu passei a querer frequentar cada vez mais o salão de beleza com a minha mãe, gostava de ver o que ela estava fazendo, e aí me dei conta: “Bom, o que eu gosto é disso”. Então, a resposta a essa pergunta é que, no momento em que eu vi que amava maquiagem, percebi que eu estudaria muito isso sem me “custar”. Estudar aquilo que não gostamos às vezes é um pouco chato, e estudar o que eu gosto é natural. Como eu acredito que para ser um bom profissional, [a pessoa] tem que estudar muito, eu vi que desse jeito eu seria muito boa. Eu estudaria muito esse assunto e acabaria sendo muito boa nisso.

Entrevista Nota 10 – Como surgiu o blog Espelho Meu?

Alice Salazar – Bom, foi há muitos anos. Um amigo meu disse “Alice, por que você não faz um blog de maquiagem? Está bombando”. Isso foi em 2010. Aí eu acatei a sugestão dele. Fiz o meu blog pessoal e, logo em seguida, a RBS TV, que é afiliada da Globo — onde eu trabalhava na época maquiando jornalistas — me convidou para migrar o meu blog para o portal deles. Todo o conteúdo foi mantido, mas com um título diferente, o “Espelho Meu”. Logo em seguida, comecei a fazer vídeos no Youtube, tutoriais ensinando maquiagem, para já acrescentar no blog

Entrevista Nota 10 – Um dos seus maiores sucessos é o uso da sombra marrom e a aplicação de maquiagem utilizando os dedos. Criar essa “marca registrada” te ajudou a conquistar reconhecimento?

Alice Salazar – Com certeza. Ajudou não só a conquistar reconhecimento, mas a gerar muita conexão com as pessoas, porque todo mundo tem essa intuição ao passar sombra: se vê um cantinho mais marcado, passa o dedo para esfumar. Isso é muito intuitivo de cada um, então essa possibilidade de simplesmente usar os dedos gerou uma conexão muito grande com pessoas reais. Nem todo mundo possui técnica, pincel, ou sabe qual usar, e os dedos estão aí para aproveitá-los na maquiagem. É um diferencial, pois no momento em que todos os outros maquiadores faziam produções de forma mais complicada, consegui levá-la a um nível mais fácil e leve.

Entrevista Nota 10 – Na sua visão, como esse momento de pandemia afeta a autoestima das pessoas e os hábitos envolvendo maquiagem? Você acredita que a área da estética foi muito comprometida com as atuais circunstâncias?

Alice Salazar – Esse momento que estamos passando afeta sim a autoestima das pessoas, e tenho recebido relatos de que a mulherada tem ficado muito mais em casa, vestindo roupas simples, velhas e sem maquiagem; parece que essa pandemia mostrou que as pessoas se arrumam muito mais para os outros do que para si mesmas. Esse é um hábito que temos que mudar, porque ter uma boa autoestima faz com que tenhamos muito mais poder para realizarmos tudo o que queremos. Então, para qualquer atividade que façamos, seja trabalho ou coisa assim, é muito melhor que estejamos de bem conosco. 

A pandemia deixou todos deprimidos neste sentido, sentindo-se muito mal com a própria aparência. Acredito sim que a área da estética foi muito comprometida devido ao fato de todos passarem muito mais tempo em casa, mas acredito também em uma retomada muito forte, pois estão todos ansiosamente na espera da pandemia chegar ao fim. Todos os setores vão voltar com muita força, as pessoas vão correr atrás do prejuízo. Então a retomada vai compensar essa fase complicada que tivemos.  

Entrevista Nota 10 – Alice, você participou de vários cursos internacionais nas áreas de estética e maquiagem. Qual o maior aprendizado deles que guarda consigo?

Alice Salazar – Pra mim, o maior aprendizado foi quando estudei um pouco de maquiagem artística na escola da MakeUp Forever, em Paris. Eu não havia tido contato nenhum com isso, foi ainda mais novidade para mim. Nos outros cursos eu já tinha tido contato [com o conteúdo apresentado]. É óbvio que eles sempre trazem alguma informação diferente, mas acaba que a maquiagem social não sofre muita alteração. Então, na época, eu aprendi a envelhecer uma pessoa, ou fazer com que parecesse que [a pessoa maquiada] tivesse se cortado, levado um tiro, etc. Tudo voltado para filmes e efeitos gerais. Fora isso, um outro grande aprendizado que tenho sempre que faço curso no exterior são as tendências. Em todos os países que fui e fiz curso, aprendi muito sobre o que está em alta naquele momento. Tudo isso é muito relevante. 

Entrevista Nota 10 – Como ter cursado estética e cosmética te ajudou a se tornar uma profissional de destaque? Tem alguma dica para aqueles que desejam ingressar na área?

Alice Salazar – Bom, gente, o curso de Estética e Cosmética é o melhor curso que eu poderia fazer. Sempre digo que se você consultar cinco mulheres nas ruas, quatro vão gostar de estar em uma aula deste curso. É muito interessante, engloba tudo o que gostamos de saber, o que temos curiosidade. Fico sorrindo ao falar sobre isso, tenho muito carinho por ele, justamente por gostar de todas as matérias. Antes de fazer faculdade, viemos da escola e muitas vezes tivemos momentos de estudo de várias matérias que não nos identificamos. Dentro do curso de estética, tudo tinha a ver comigo. Então, estudar o que eu gostava me fez ser uma pessoa muito aprofundada. Gostava de tudo o que via ali e não me “custava” estudar. Isso é o que é legal, sabe? Eu gostava de estudar as matérias. Já falei isso antes, mas sempre que nos dedicamos ao estudo, nos tornamos diferenciados em nossa área. 

A dica para quem deseja ingressar na área não pode ser outra: sempre bato na tecla da dedicação e estudo. Você só consegue ter êxito naquilo que faz se estudar muito, praticar muito alguma coisa, se manter atualizado sempre. E eu acho que quem está na área de estética e cosmética realmente gosta muito desse assunto, então já tem meio caminho andado, porque quando trabalhamos com o que gostamos, temos muito mais chances de ter êxito na carreira. Eu sempre digo: encontre algo que você goste muito de fazer e dê um jeito de ganhar dinheiro com isso. Essa é a chave para o sucesso e para quem quer ingressar na área.