null Entrevista Nota 10: Saulo Ellery Santos e as possibilidades da carreira em Odontologia

Qui, 20 Maio 2021 16:32

Entrevista Nota 10: Saulo Ellery Santos e as possibilidades da carreira em Odontologia

Coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza destaca a importância das mudanças e inovações na área 


Professor Saulo Ellery Santos é especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (Foto: Ares Soares)
Professor Saulo Ellery Santos é especialista, Mestre e Doutor em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial (Foto: Ares Soares)

Agentes de transformação social, os dentistas levam saúde bucal e sorrisos aos pacientes. Para o professor Saulo Ellery Santos, coordenador do curso de Odontologia da Universidade de Fortaleza, o perfil profissional da área deve mesclar liderança aliada à visão de mundo e compromisso com a inovação. Isso porque a carreira oferece 23 diferentes especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia. 

Cirurgião-Dentista, Mestre e Doutor em Cirurgia Buco-Maxilo-Facial, Saulo acredita que a nova geração de dentistas tem papel fundamental na promoção da saúde. Com exclusividade ao Entrevista Nota 10, ele destaca como a graduação da Unifor estimula o desenvolvimento de competências, e aproxima os estudantes da realidade prática de sua futura profissão. Confira na íntegra: 

Entrevista Nota 10 - Professor, quais são as principais competências e habilidades que um profissional de Odontologia precisa ter em seu currículo hoje? 

Saulo Ellery Santos - Um profissional de Odontologia deve ser comunicativo, generalista, atento às mudanças e inovações na Odontologia, empreendedor, líder com visão social e de mundo.  

Entrevista Nota 10 - Como o curso de Odontologia da Unifor oferece o desenvolvimento desses requisitos aos seus alunos? De que forma eles se aproximam das atividades práticas para vivenciar a profissão, por exemplo? 

Saulo Ellery Santos - O curso de Odontologia possui uma carga horária prática substancial para o desenvolvimento destas competências, inúmeros projetos de extensão abrangendo várias áreas do conhecimento da Odontologia, campos de estágios na área de atenção primária, secundária e terciária no sistema público de Saúde, trabalho em equipe, materiais de última geração nas mais diversas especialidades como, por exemplo, o setor de radiologia totalmente digital. 

Entrevista Nota 10 - E a carreira acadêmica? Como ela é estimulada?

Saulo Ellery Santos - A carreira acadêmica é estimulada desde a entrada do aluno no curso, como os projetos de extensão assistenciais em que temos participação de alunos do primeiro semestre. A nova matriz curricular está atenta aos avanços da Odontologia como, por exemplo, a disciplina de Estética Orofacial  

Entrevista Nota 10 - Quais são as possibilidades de atuação de um profissional de Odontologia? São muitas as especialidades? 

Saulo Ellery Santos - Atualmente são 23 especialidades reconhecidas pelo Conselho Federal de Odontologia, tendo uma das últimas reconhecida a Harmonização Orofacial 

Entrevista Nota 10 - Professor, tocando um pouco na questão da pandemia... Como os profissionais de Odontologia têm enfrentado os desafios desse momento? Sabemos que eles são fundamentais para manter os cuidados bucais em  pacientes intubados, por exemplo.

Saulo Ellery Santos - A pandemia trouxe vários desafios para a Odontologia, devido ser uma das profissões mais expostas ao vírus. No curso de Odontologia tivemos várias alterações estruturais (Instalação de divisórias nos laboratórios e aumento das divisórias na clínica), novos fluxos de biossegurança. Hoje o curso oferece a todos os alunos em atendimento e prática os EPI's necessários que inclusive hoje foram incorporados na prática da Odontologia como um todo, a nossa Central de Material e Esterilização é reconhecidamente premiada pela sua qualidade, o curso fornece por empréstimo todos os instrumentais necessários ao atendimento Odontológico há mais de cinco anos sendo pioneira no Brasil. Uma especialidade que ganhou um grande espaço na pandemia foi a Odontologia Hospitalar, devido a atenção bucal aos pacientes intubados e internados com os devidos cuidados e ajudando na redução de infecções. 

Entrevista Nota 10 - Você acredita que os jovens em formação terão um olhar ainda mais atento à sua profissão diante da pandemia, engajados em transformar para melhor a saúde da sociedade?

Saulo Ellery Santos - Acredito que a pandemia trouxe um olhar diferente para toda a sociedade com a valorização da Saúde, e a Odontologia não fica fora desse contexto. Acredito que a nova geração de dentistas terá um papel importantíssimo nesta transformação da sociedade com o foco na promoção da saúde. 

Entrevista Nota 10 - Professor, para finalizar, gostaria que, se possível, compartilhasse conosco alguma pesquisa/estudo científico que tenha participado recentemente. 

Saulo Ellery Santos - Uma pesquisa que temos participado de alta relevância social, foi a orientação de uma dissertação de mestrado do aluno Murilo Teixeira [Mestrado Profissional em Odontologia da Unifor] e trabalho de conclusão de curso da acadêmica do curso de Odontologia da Unifor, Maíra Lemos, sobre a confecção de um produto técnico para a difusão do conhecimento da manobra de Heimlich [manobra para desobstrução de via aéreas/engasgos] e que estimulou um projeto de lei com o mesmo teor que tramita na Câmara Municipal de Fortaleza.