null Escritório de Prática Jurídica presta atendimento jurídico gratuito online

Ter, 23 Março 2021 17:31

Escritório de Prática Jurídica presta atendimento jurídico gratuito online

É fácil: Encaminhe um e-mail e você será atendido.

Agende seu atendimento no e-mail recepcaoepj@unifor.br. (Crédito: Ares Soares)

O Escritório de Prática Jurídica (EPJ) da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz, presta atendimento jurídico gratuito à comunidade hipossuficiente, a partir da escuta ativa e devidos encaminhamentos.

Assim, no intuito de manter-se a continuidade dos serviços, no ano de 2020, em decorrência das medidas de isolamento social causadas pela pandemia do novo coronavírus, foi inaugurado o modelo virtual de atendimento ao público

O Escritório é campo de estágio para os alunos matriculados no curso de Direito da Unifor, os quais desenvolvem as suas atividades sob a orientação e supervisão de professores atuantes no mercado de trabalho, além de contar com todo o apoio da supervisão do EPJ e coordenação do curso, bem como com uma equipe de analistas jurídicos e assistente social.

Assim, através das práticas de estágio desenvolvidas no EPJ, pretende-se, a um só tempo, propiciar o aprendizado dos conteúdos estabelecidos no programa curricular, bem como garantir a experiência do discente em várias modalidades de efetivação da Justiça, seja a partir da advocacia (consultiva/contenciosa), seja através da atuação em processos do MPE, além das múltiplas possibilidades de atuar no Centro Judiciário de Soluções de Conflitos - Extensão CEJUSC/UNIFOR, onde se vivencia as práticas da mediação e conciliação - e junto ao Procon Assembleia.

O EPJ atua nas causas afetas à competência da Justiça Comum Estadual, através do peticionamento inicial, no limite dos convênios celebrados, proporcionando aos alunos uma ampla e diversificada prática jurídica na primeira e segunda instâncias de jurisdição, tanto em matéria cível quanto criminal, além de beneficiar a comunidade que se vale dos seus serviços, na medida promove a inclusão social, ampliando o acesso à justiça.

A professora Juliana Mamede, coordenadora do curso de Direito/EPJ, explicita a relevância da prestação do serviço de atendimento jurídico comunitário: “Através dos nossos serviços podemos acolher e orientar a comunidade acerca dos seus direitos e obrigações, o que fazemos a partir de uma atenta escuta do que nos é relatado pelos assistidos e das suas respectivas pretensões, de modo a identificar quais são as alternativas juridicamente viáveis”.

Para beneficiar-se dos sesrviços prestados pelo EPJ, o interessado deve encaminhar um e-mail para o endereço recepcaoepj@unifor.br ou fazer contato através do telefone 3477.3332.

Como funciona o EPJ

O EPJ atua em parceria com a  Defensoria Pública Estadual, com a Justiça Federal do Ceará, com o Tribunal de Justiça do Estado do Ceará, o Procon Assembleia e o Ministério Público Estadual.

Orientação jurídica comunitária
Solicitação: recepcaoepj@unifor.br
Mais informações: (85) 3477.3332 | 3477.3155
Horário de Atendimento Virtual: 7h às 20h30
Obs: Durante o período de isolamento social rígido não estamos realizando atendimentos presenciais.