null Evento de Fonoaudiologia discute o Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Evento de Fonoaudiologia discute o Dia Internacional de Atenção à Gagueira

Ocasião terá convidados do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF), da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira) e da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Encontro será realizado virtualmente na próxima quarta-feira, 21, e é organizado por professores e alunos da Universidade de Fortaleza. (Foto: Ares Soares)

Desde 1998, a data 22 de outubro é definida no calendário da saúde como Dia Internacional de Atenção à Gagueira (DIAG). Em contribuição à causa, alunos e professores do curso de Fonoaudiologia da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, se reunirão virtualmente na próxima quarta-feira, dia 21, de 11h30 às 13h, para discussões em torno do tema.

O momento está sendo organizado pelos docentes Rachel Cassiano e Charleston Palmeira, bem como alunos que fazem parte do módulo “Introdução à Fonoaudiologia”. As inscrições estão abertas para interessados e devem ser feitas aqui. O encontro acontecerá por meio de transmissão na plataforma Google Meet.

A programação contará com uma palestra intitulada “Trocando a apatia pela empatia”, que será ministrada pela fonoaudióloga Dra. Anelise Junqueira Bohnen, presidente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF). Logo em seguida, haverá também uma mesa redonda com a participação de três representantes de entidades engajadas no estudo da fluência e seus distúrbios.

Participarão deste segundo momento o fonoaudiólogo Denis Batista, da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira); a fonoaudióloga Dra. Astrid Mühler Ferreira, do IBF; e a fonoaudióloga Dra. Débora Vasconcelos Correia, representante do Comitê de Fluência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).

Sobre o curso de Fonoaudiologia

Na Unifor, o estudante de Fonoaudiologia é preparado para se tornar um profissional generalista capaz de atuar na comunicação e deglutição humana, em pesquisa, promoção, prevenção, avaliação, diagnóstico, habilitação, reabilitação e aperfeiçoamento destas funções.

A graduação tem como eixo central de estudo a deglutição e comunicação humana, a qual se divide em onze grandes áreas: Voz, Audição, Motricidade Orofacial, Linguagem, Saúde Coletiva, Disfagia, Gerontologia, Fonoaudiologia Educacional, Fonoaudiologia do Trabalho, Neuropsicologia e Fonoaudiologia Neurofuncional. Para saber mais, acesse a página do curso aqui.

Dia Internacional de Atenção à Gagueira - Unifor
Data: 21 de outubro
Horário: 11h30 às 13h
Encontro na plataforma Google Meet
Inscrições abertas ao público. Inscreva-se aqui!

• 11h30 - Acolhimento
  • 11h40 às 12h10 - Palestra “Trocando a apatia pela empatia”, com a Fga. Dra. Anelise Junqueira Bohnen, presidente do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF).
  • 12h15 às 13h - Mesa Redonda. Participantes: Fgo. Denis Batista, da Associação Brasileira de Gagueira (Abra Gagueira); Fga. Dra. Astrid Mühler Ferreira, do Instituto Brasileiro de Fluência (IBF); Fga. Dra. Débora Vasconcelos Correia, representante do Comitê de Fluência da Sociedade Brasileira de Fonoaudiologia (SBFa).