null Grupo de Estudos em Direitos Culturais realiza palestra ministrada por Procurador da República

Evento também será marcado pelo lançamento do edital para a inscrição de novos membros do Grupo

O Procurador da República Sérgio Suiama e o professor Humberto Cunha vão guiar a conversa online sobre patrimônio cultural. (Foto: Acervo Pessoal / Ares Soares)

No dia 23 de fevereiro, às 18h, acontece a palestra “Patrimônio Cultural e Destombamento: aspectos jurídicos”, que será ministrada pelo Procurador da República Sérgio Suiama. Realizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais (GEPDC) do Programa de Pós-Graduação em Direito (PPGD) da Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, o evento ocorrerá pela plataforma Google Meet neste link.

Inaugurando as atividades do grupo para o semestre de 2022.1, a iniciativa será marcada pelo anúncio de novidades. Na ocasião, os participantes terão a oportunidade de acompanhar as seguintes apresentações: novo site do GEPDC, anais do X Encontro Internacional de Direitos Culturais e edital para o ingresso de novos estudantes no Grupo.

Sobre o palestrante

Sérgio Suiama é Procurador da República há 20 anos, lotado desde 2014 no Ofício do Meio Ambiente e Patrimônio Cultural da Procuradoria da República no Estado do Rio de Janeiro, onde também exerce a função de Procurador Regional dos Direitos do Cidadão.

O jurista é graduado em Direito pela Universidade de São Paulo e mestre em Direito pela Universidade de Columbia, em Nova York, e em Patrimônio Mundial e Políticas Culturais para o Desenvolvimento pela Universidade de Turim.

Inscrições para GEPDC

Coordenado pelo professor Humberto Cunha, o Grupo de Estudos e Pesquisas em Direitos Culturais abriu inscrições de novos membros para o ano de 2022. Os interessados podem se cadastrar para o processo até o dia 7 de março. Podem participar da seleção estudantes de graduação, especialização, mestrado ou doutorado da Universidade de Fortaleza.

Para se inscrever, é necessário preencher alguns requisitos, como, por exemplo, ter interesse no aprofundamento das temáticas objeto de estudo e pesquisa do GEPDC que, especificamente no ano de 2022, tem como enfoque o estudo das relações jurídicas relacionadas ao tema “o agir democrático no âmbito dos direitos culturais".

Vale ressaltar que os selecionados deverão cumprir um mínimo de 75% de frequência em palestras, reuniões, bem como no Encontro Internacional de Direitos Culturais.

+ Confira o edital aqui

Palestra “Patrimônio Cultural e Destombamento: aspectos jurídicos”
Convidado: Sérgio Suiama, Procurador da República
Data: 23 de fevereiro