null Laboratório da Unifor promove curso para debater sobre a violência de gênero

Sex, 3 Setembro 2021 14:39

Laboratório da Unifor promove curso para debater sobre a violência de gênero

A capacitação acontece de forma gratuita com atividades de setembro a dezembro

Curso de extensão
Curso de extensão "Capacitação para o enfrentamento da violência de gênero: aportes teóricos e intervenções" será realizado aos sábados (Ilustração: Getty Images)

Em 2020 o Brasil teve 3.913 homicídios de mulheres, dos quais 1.350 (34,5% do total) foram registrados como feminicídios, de acordo com o Anuário Brasileiro de Segurança Pública. Segundo o IBGE, enquanto 30,4% dos homicídios de mulheres no Brasil ocorreram no domicílio, para os homens a proporção foi de 11,2% (índices referentes a 2018). Esse cenário torna a violência de gênero um tema cada vez mais presente na sociedade. Para debater o assunto, o Laboratório de Estudos sobre Psicanálise, Cultura e Subjetividade (LAEpCUS), do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, promove o curso de extensão "Capacitação para o enfrentamento da violência de gênero: aportes teóricos e intervenções"

A capacitação acontecerá em sábados alternados, começando dia 11 de setembro de 2021 e terminando dia 11 de dezembro, no horário da manhã, de 8h às 12h, com um total de 40h de atividades. A formação será dividida entre momentos síncronos online, transmitidos pelas plataformas digitais, e atividades assíncronas.

O curso é destinado a a profissionais e estudantes de graduação/pós-graduação das áreas de políticas públicas, psicologia, saúde, assistência social, educação e setor jurídico, bem como mulheres interessadas na temática do enfrentamento à violência de gênero. Os interessados podem se inscrever de forma gratuita até o dia 8 de outubro.

Professor Leonardo Danziato destaca a relevância do curso que vai discutir aspectos desse fenômeno social da violência (Foto: acervo pessoal)

Segundo Leonardo Danziato, professor titular do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Unifor e  coordenador do LAEpCUS, o curso é uma proposta de qualificação para o enfrentamento da violência de gênero. “Tem como objetivo refletir e discutir os aspectos fundamentais desse fenômeno social. Entendemos que, ao compreender melhor suas causas estruturais, podemos ter maiores condições de enfrentar o problema. É nesse sentido que buscamos capacitar os participantes do curso", ressalta Leonardo Danziato.

Data: 11 de setembro de 2021 a 11 de dezembro de 2021 (Aos sábados, quinzenalmente)