angle-left Medicina Unifor: orgulho de fazer parte do curso nota máxima no Enade 2019

Qui, 22 Outubro 2020 17:34

Medicina Unifor: orgulho de fazer parte do curso nota máxima no Enade 2019

A nota máxima no Enade é reflexo de professores dedicados, corpo técnico competente, alunos estudiosos e currículo com ênfase na formação humana


Gabriela Bitu é aluna do 4º semestre do curso de Medicina da Unifor. (Foto: arquivo pessoal) 
Gabriela Bitu é aluna do 4º semestre do curso de Medicina da Unifor. (Foto: arquivo pessoal) 

Orgulho e pertencimento são os sentimentos mais destacados entre os alunos do curso de Medicina da Universidade de Fortaleza, nota 5 no Enade 2019. O desempenho máximo no exame é reflexo de professores dedicados, corpo técnico-administrativo competente, coordenação aberta ao diálogo, alunos estudiosos e um currículo em espiral com ênfase na formação humana –fatores que fazem o curso da Unifor ser o melhor entre todas as instituições privadas das regiões Norte e Nordeste. 

Os alunos que fizeram o Enade em 2019.2 prestaram um excelente trabalho. Muito além da prova que mede o nosso conhecimento, o diferencial da Unifor é que a gente estuda a parte humana da medicina, como tratar bem o paciente. A gente estuda empatia, técnicas de como dar uma má notícia, medicina integrativa. Então, tudo isso faz um diferencial e dá um grande orgulho de ser Medicina Unifor”, destaca a aluna Gabriela Bitu, estudante do 4º semestre

“Quando estamos em uma universidade com nota máxima no Enade, isso facilita nossa comunicação com os preceptores. Eles veem a gente de uma forma muito mais positiva. Isso também é um diferencial para o nosso início de carreira. Começamos basicamente sem nada e só por termos o nome da Universidade de Fortaleza em nosso currículo, isso já pesa bastante. Então, a gente se esforça com a universidade em prol de um bom resultado no Enade”, reforça Yuri Rabelo, estudante do 10º semestre.

A professora Sílvia Melo, coordenadora do curso, reforça a construção coletiva do resultado positivo no Enade e enaltece os sentimentos de orgulho e agradecimento. “Em meio à alegria de dizer ‘Somos Medicina Unifor’, o sentimento que emerge é o de gratidão. Nossos resultados são validados pelo desempenho entusiasmado de nossos professores, preceptores, gestores, alunos e funcionários. O curso de Medicina da Universidade de Fortaleza se traduz por afeto misturado com compromisso”, destaca. 

A responsabilidade de quem fez acontecer 

A felicidade dos alunos e professores do curso é reforçada pela satisfação dos egressos que participaram da prova e fizeram acontecer a tão desejada nota máxima no Enade. A médica Camila Söldon foi um exemplo de dedicação. Mesmo com a rotina atribulada de quem estava finalizando o internato, organizando a festa de formatura e lidando com questões típicas de uma representante de turma, ela integrou o grupo que se dedicou aos estudos para a prova do Enade. 

Nosso curso é nota máxima porque desde que entrei, em 2014, vi pessoas muito empenhadas em crescer, buscando a excelência de diversas formas. A coordenação sempre foi muito aberta a ouvir nossas opiniões. O trabalho em conjunto para que o curso crescesse sempre aconteceu. O resultado está aí, com essa nota máxima no Enade, um resultado tão almejado não só pela coordenação do curso mas para a gente que fez a prova”, destaca Camila, que obteve o melhor desempenho entre os alunos da Unifor.

Ela destaca a professora Sammya Bezerra como a maior incentivadora e apoiadora do grupo de alunos que se preparou para a prova. “Foi muito gratificante poder fazer parte disso. É uma responsabilidade contribuir para a forma como a instituição vai ser vista lá fora. Essa nota máxima no Enade, que tem o crivo do Ministério da Educação, faz corroborar o que a gente já percebe: que a Medicina da Unifor é um curso excelente, não deixa a desejar para as universidades públicas”, reforça Camila.  

Empenho no ensino e foco no aprendizado

O médico Daniel Cardoso, que também fez a prova do Enade que deu nota máxima ao curso de Medicina da Unifor, aponta como fatores importantes para o bom desempenho do curso “a notável estrutura que dispõe, o corpo docente preparado e alunos que almejam se preparar bem para oferecer o melhor aos pacientes no futuro”. 

Ele destaca que foi gratificante poder contribuir para essa conquista da Universidade de Fortaleza, junto com os demais colegas de turma. “É sempre bom levar o nome da sua instituição adiante, com a segurança de que ela vai ser reconhecida pela sua qualidade”, complementa Daniel. 

Confiança para realizar o melhor trabalho

O médico Davi Macambira destaca a importância do título no Enade para sua vida profissional, reforçando que o local de graduação fala muito sobre o profissional, uma vez que é na Universidade onde se formam as raízes. Apresenta como ponto chave do curso de Medicina da Unifor o estímulo a atividades extracurriculares, a partir dos programas de monitoria e iniciação científica.

“A excelência do curso de Medicina da Unifor me proporcionou uma confiança muito grande para enfrentar a situação atual de pandemia, quando as dúvidas foram muito maiores que as certezas. Para que a gente pudesse continuar trabalhando todos os dias da melhor forma, eu precisava ter uma confiança muito grande. Saber que meu curso é um dos melhores do Brasil me dava essa segurança de saber que eu tive toda a carga teórica e prática para poder ajudar meus pacientes da melhor forma possível”, destaca. 

Estude Medicina na Unifor

Clique aqui e conheça as regras do vestibular de Medicina e do processo para transferidos referentes ao semestre 2021.1.