null Pais e alunos da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz ganham cestas básicas e presentes natalinos

Qua, 16 Dezembro 2020 10:06

A entrega acontece nos dias 16, 17 e 18 de dezembro. Os presentes foram arrecadados na campanha “Natal dos Sonhos”, mobilizada pelos funcionários da Unifor

Crianças da Escola de Aplicação Yolanda Queiroz recebem presentes de Natal. (Observação: foto da entrega do ano passado, antes da pandemia)

A Escola de Aplicação Yolanda Queiroz realiza nos dias 16, 17 e 18 de dezembro a distribuição de cestas básicas e presentes natalinos arrecadados na campanha “Natal dos Sonhos” aos alunos e pais. Ao todo, serão entregues 500 cestas e 500 presentes – estes doados pelos funcionários da Universidade de Fortaleza. Mantida em parceria com a Unifor, a Escolinha oferece educação de qualidade gratuita para 530 crianças, do Infantil 4 até a 5ª série do Ensino Fundamental.

Desde o início da pandemia, a Escola distribui mensalmente cestas básicas aos pais dos alunos, como forma de auxiliar na condição alimentar das crianças. Será o nono mês de doação. “A merenda escolar é uma atividade essencial na Escola. Para muitos alunos, é a principal refeição do dia. Garantir um mínimo de alimentação adequada e eles, tendo em vista que suas famílias são de baixa renda, tem o poder de fazer a diferença em suas vidas”, ressalta o vice-reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, professor Randal Pompeu.

A entrega de presentes natalinos já é uma tradição. Em virtude da pandemia, não haverá festa, contudo, as crianças estarão presentes com seus pais para receberem o presente. A professora Mônica Galeão, diretora da escola, aproveita e relembra a emoção de anos anteriores. “Teve um ano que um professor se fantasiou de Capitão América e entregou o boneco do super-herói pedido pelo aluno. Ano passado, uma aluna que pediu sorvete de casquinha e o pedido dela foi atendido na hora da festa. Ver no rosto de cada criança a felicidade de receber o seu presente é uma grande emoção”, destaca.

Escola de Aplicação Yolanda Queiroz

Inaugurada em 1982, a Escola de Aplicação é um projeto que, por meio da Divisão de Responsabilidade Social, está vinculado à Vice-Reitoria de Extensão da Universidade de Fortaleza. Localizada no próprio campus, ela atualmente recebe 500 crianças, na faixa etária de 4 a 12 anos, e proporciona educação gratuita, além de material escolar, refeições e fardamento. Funcionando em dois turnos, ela contempla do Infantil IV ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Os alunos são filhos de funcionários da Unifor ou de moradores das comunidades circunvizinhas à Universidade. Mais de 20 mil crianças já passaram por lá. Anualmente, duas delas são contempladas com a oportunidade de cursar o Ensino Médio em colégios parceiros de ensino privado, tendo sua educação custeada pela Fundação Edson Queiroz.