angle-left Pedagogo português José Pacheco é convidado para palestra a professores da Unifor

Pedagogo português José Pacheco é convidado para palestra a professores da Unifor

Criador e coordenador da Escola da Ponte, localizada em Portugal, é o convidado do Encontro Pedagógico Integrado no dia 29 de fevereiro.


Pedagogo português José Pacheco (Foto: Alyne Pinheiro/SEE de Pernambuco)
Pedagogo português José Pacheco (Foto: Alyne Pinheiro/SEE de Pernambuco)

No dia 29 de fevereiro, às 8h, a Unifor promove mais um Encontro Pedagógico Integrado, destinado aos docentes da Instituição.

Nesta edição, será abordado o tema “Competências de vida nos currículos do ensino superior no século XXI”, pelo palestrante convidado José Pacheco.

O evento tem como objetivo incentivar os professores a participar ativamente na inovação educacional e na melhoria contínua da educação e do ensino, mobilizando e adquirindo novas competências relativas ao trabalho docente, contando sempre com profissionais de renome nacional na área de formação docente e para o ensino superior.

Os encontros pedagógicos integrados fazem parte do Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE), o programa de formação docente da Unifor que tem como público-alvo todos os professores de Graduação e Pós-graduação da Instituição.

Sobre o palestrante

José Francisco de Almeida Pacheco é um educador apaixonado pelo ensino. Licenciado em Ciências da Educação, especialista em Leitura e Escrita e mestre em Educação da Criança pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto, foi professor primário e universitário, formador de professores, fundador da Escola da Ponte, integrou o Conselho Nacional de Educação de Portugal; defende mudanças no modelo tradicional de ensino com ênfase na humanização do indivíduo.

Pacheco acredita no aluno como centro do processo ensino-aprendizagem e nas experiências educativas que verdadeiramente promovam o fortalecimento da autonomia e o protagonismo estudantil, além da corresponsabilidade por seu percurso formativo.

Assim, questiona a “aula” tradicional que além de focada em conteúdos transmitidos pelo professor, ocorre somente no ambiente da sala de aula. Fundamentando-se em Bruner e Vygotsky, ele refere que “a aprendizagem precisa ser significativa, integradora, diversificada, ativa e socializadora”.

A Universidade de Fortaleza traz José Pacheco para conversar com seus professores em um momento em que implementa dois grandes programas articulados: o desenvolvimento em seus alunos de Competências de Vida e a Curricularização da Extensão em todos os cursos, oportunizando a formação cidadã do estudante, pela aplicação do conhecimento em experiências integradas à matriz curricular, contribuindo para o desenvolvimento de competências socioemocionais, para além das técnico-profissionais e tornando-o agente de transformação da realidade que o cerca.

 

Serviço

Encontro Pedagógico Iintegrado 2020
Data: 29 de fevereiro de 2020 
Horário: 8h às 12h  
Local: Teatro do Shopping RioMar Fortaleza (R. Des. Lauro Nogueira, 1500, bairro Papicu)
Público-alvo: todo corpo docente da Universidade
Mais informações: 3477-3071