null Prêmio de Literatura Unifor anuncia premiados e selecionados

Prêmio de Literatura Unifor anuncia premiados e selecionados

O gênero literário desta edição é a Crônica. Serão lançados dois livros com textos inéditos


A iniciativa da Universidade de Fortaleza incentiva a criação literária e a divulgação. de novos autores (Foto: Getty Images)
A iniciativa da Universidade de Fortaleza incentiva a criação literária e a divulgação. de novos autores (Foto: Getty Images)

Os ganhadores do Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza serão anunciados em cerimônia que será realizada no dia 24 de março. Cerca de 100 autores se inscreveram e enviaram crônicas, gênero literário contemplado nesta edição, para participar da iniciativa que conta com duas categorias: Obra inédita e Trabalhos inéditos. A entrega dos prêmios e o lançamento dos dois livros serão realizados na mesma ocasião, no auditório da Biblioteca da Unifor.
 
O autor classificado em 1º lugar em Obra Inédita ganhará uma viagem (passagens aéreas) para São Paulo, com o intuito de visitar a Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, além da publicação da própria obra com uma tiragem total de 400 exemplares. Já o ganhador dos Trabalhos Inéditos receberá passagens aéreas para o Rio de Janeiro, para visitar a Biblioteca Nacional. 
 
Os autores classificados do 1º ao 20º lugar na divisão Trabalhos Inéditos terão suas obras reunidas e publicadas em um livro intitulado "Coletânea", com tiragem de 20 exemplares para cada selecionado. 
 
Estímulo à Literatura

Criado em 2006, o Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza objetiva incentivar a criação literária e a promoção do hábito da leitura, além de divulgar novos escritores por meio da publicação de obras inéditas. 
 
O Prêmio de Literatura Unifor é um concurso bienal, e em cada edição alterna entre os gêneros Conto, Poesia e Crônica. A categoria Obra Inédita diz respeito aos volumes (livros) com, no mínimo, 100 (cem) páginas de crônicas que não tenham sido publicadas em nenhum órgão de comunicação, inclusive em redes sociais, como informa o edital
 
A segunda categoria compreende as crônicas de, no máximo, cinco páginas, e que também não tenham sido divulgadas em outros meios. As obras foram analisadas por uma Comissão Avaliadora, composta por professores de literatura em língua portuguesa. 


As crônicas inéditas estão em obras que serão lançadas pela Unifor (Foto: Getty Images) 

 De acordo com o idealizador do Prêmio Unifor de Literatura, professor Batista de Lima, "o objetivo principal [da premiação] é exatamente divulgar os autores que continuavam inéditos sem ter espaço na grande imprensa e nos meios de comunicação. Essas pessoas têm material guardado, material excelente, e agora têm o Prêmio Unifor de Literatura para lançar os seus trabalhos", reforça. 
 
O docente conta que a criação do prêmio surgiu a partir de um projeto apresentado ao antigo Chanceler da Unifor, o ilustre Airton Queiroz. "O intuito dessa premiação era primeiro ter o ineditismo, porque as outras universidades não tinham, na época, um prêmio literário, e a gente queria ser pioneiro", afirma Batista. Assim, a instituição se tornou a primeira a lançar uma premiação literária com alcance nacional.

  
Serviço:

Anúncio e entrega do Prêmio de Literatura da Universidade de Fortaleza e lançamento de Obra Inédita e Trabalhos inéditos dos cronistas selecionados
Data: 24 de março de 2022
Local: Auditório da Biblioteca Central da Unifor
Horário: 19h