null Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação oferece cursos para os docentes da Universidade de Fortaleza

Qui, 7 Maio 2020 16:52

O PDPE proporciona capacitação e atualização permanente para docentes e gestores educacionais.

Professores da Unifor devem acessar a plataforma Unifor Online para realizar as capacitações (Foto: Shutterstock)

O Programa de Desenvolvimento Profissional em Educação (PDPE), em parceria com as Assessorias Pedagógicas dos Centros e o Núcleo de Tecnologias Educacionais, disponibiliza três cursos autoinstrucionais para todos os docentes da Universidade de Fortaleza, instituição educacional da Fundação Edson Queiroz . O PDPE propõe formação continuada sobre temas atuais e inovadores no âmbito da educação superior para os docentes e seus gestores educacionais.

Segundo Alessandra Alcântara, coordenadora do PDPE, a oferta dos cursos foi motivada pela necessidade de capacitar rapidamente os professores. “Temos, aproximadamente, 1.100 professores, e os três cursos ofertados nos ajudam com nossas aulas e atividades remotas”, comenta ela.

Além disso, a professora explica que o modelo autoinstrucional foi escolhido para que o docente possa realizar os estudos a seu tempo. “Chamamos de autoinstrucional pois o professor pode fazer o curso em seu ritmo, a partir de suas necessidades de capacitação e demandas específicas sobre aqueles conteúdos. Não há um direcionamento rígido quanto à ordem de apresentação dos conteúdos e tudo é apresentado em formato de tutoriais. Torna-se um pouco menos interativo, porém dá mais autonomia ao docente”, completa Alcântara.

Os cursos são gratuitos e estão disponíveis no ambiente Grupos de Trabalho, na plataforma Unifor Online. Os professores podem optar por cursar apenas um ou os três cursos, sem limitações. Não há necessidade de inscrição. Conheça os cursos pertencentes a cada grupo:

• (Grupo de Trabalho 267) Ambiente aula EAD 2020: consiste em uma reedição do curso sobre o ambiente aula, no Unifor Online, ambiente virtual de aprendizagem. O curso foi estruturado pelo professor Alexandre Alcântara.

• (Grupo de Trabalho 1334) Práticas Docentes em Ambiente Remoto: o curso objetiva instrumentalizar o docente para as suas aulas online, apresentando recursos e aplicativos educacionais que auxiliam na realização de aulas remotas.

• (Grupo de Trabalho 1336) Práticas Avaliativas em Ambiente Remoto: apresenta estratégias e recursos de avaliação que podem ser usados e adaptados para a realização das avaliações em ambiente virtual.

Alessandra destaca que no contexto atual, uma das competências essenciais para os docentes da Universidade de Fortaleza, é a capacidade de usar tecnologias educacionais. “Utilizar as tecnologias educacionais para a realização de nossa prática docente, assegura um processo de ensino-aprendizagem de qualidade. Desta forma, todos os cursos ofertados têm o propósito de desenvolver competências educacionais ao uso das tecnologias, sendo parte da matriz de competência docente que orienta o PDPE a partir deste ano”, enfatiza a coordenadora.