null Projeto Jovem Cientista leva estudantes do Ensino Fundamental para visita aos laboratórios da Universidade de Fortaleza

Ter, 18 Outubro 2022 10:19

Estreitar a relação entre escolas e academia abre a mente do público infantil para o interesse na área científica

Aula expositiva com o professor Rômulo Porto empolga as crianças (Foto: Isis Rebouças)

Durante uma tarde, 30 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental trocaram os corredores da escola pelos laboratórios da Unifor. Eles fizeram parte do Projeto Jovem Cientista, promovido pela Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, no último dia 13 de outubro.

A iniciativa surgiu do anseio das docentes da Unifor, Adriana Rolim e Aline Kércia, de aproximar o público infantil da ciência. Segundo Adriana, estudos já comprovaram que apresentar conteúdo científico às crianças traz benefícios reais para o aprendizado dos pequenos estudantes. “Eles ficam mais abertos e mais críticos, o que faz com que tenham um desempenho melhor em todas as áreas”, explica a professora.

Fabíola Holanda, mãe de Matteo Lima, 10 anos, diz que inscreveu o filho imediatamente após saber do projeto, e sugere que a relação entre escola e Universidade seja ainda mais estreita. “Achei fantástica a iniciativa. Seria ótimo se essa parceria acontecesse de forma mais corriqueira. Meu filho ficou super empolgado”, revela.

A tarde foi dividida em dois momentos: um ligado à área de saúde e outro voltado para a tecnologia. No laboratório morfofuncional do Centro de Ciências da Saúde (CCS), as crianças foram recebidas pelo professor da Unifor, Rômulo Porto, que deu uma aula expositiva sobre anatomia humana, trazendo, inclusive, peças reais, para que todos pudessem ver de perto a estrutura de um cérebro e de um coração verdadeiros. Na sequência, orientados pelo professor Ygor Elloy, os pequenos fizeram um experimento lúdico, que culminou na observação de organismos vivos ao microscópio.

Rose Façanha aprovou a iniciativa. A mãe de Sofia Leite, 11 anos, ressaltou a didática dos professores e as peças exibidas. “Além de tudo, houve uma sincronicidade com o conteúdo que eles estão estudando atualmente na escola”, acrescentou.

Na visita ao Laboratório de Pesquisa e Inovação em Cidades (Lapin), os pequenos conheceram a área de desenvolvimento de projetos e de robótica, momento que gerou muita empolgação. Segundo o docente da Unifor e coordenador do laboratório, Daniel Chagas, trazer as crianças para a Universidade colabora para que elas compreendam o local como um “ambiente de muita imaginação, onde podem transformar seus desejos em artefatos, programas, jogos ou robôs”.

O Projeto Jovem Cientista também tem o intuito de incentivar a participação de meninas na ciência, promovendo a equidade de gênero na área. De acordo com Adriana Rolim, mesmo com a crescente participação feminina nas áreas científicas, ainda há muito preconceito, principalmente na infância e adolescência, quando surgem os comentários de que matemática e tecnologia não são temas de interesse desse grupo.

Para a docente da Unifor, Aline Kércia, uma semente foi plantada, seja despertando o interesse na ciência para que surjam os futuros cientistas, seja mostrando às crianças que é necessário ser curioso e resolver problemas, e que a ciência é uma ferramenta para essas habilidades. “Acreditamos que ações dessa natureza ajudam a formar não somente cientistas, mas cidadãos que darão a devida credibilidade que a ciência merece”, conclui.

Confira registros do momento