null Quer ser um cidadão global? Saiba mais sobre as parcerias internacionais da Unifor

Seg, 7 Fevereiro 2022 15:39

Universidade de Fortaleza possui convênios de intercâmbio com instituições de 27 países, incluindo a Concordia University, no Canadá, e a Universidade do Porto, em Portugal.

Estudantes da Unifor podem escolher entre mais de 122 instituições estrangeiras para cursar intercâmbio acadêmico (Foto: Ares Soares [Registro feito antes da pandemia])

Quem já não sonhou em conhecer o mundo, não é mesmo? Ter contato com outras culturas, fazer amigos do outro lado do globo e viver experiências que vão marcar a vida para sempre. Na Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, esse sonho ganha um “empurrãozinho” a mais para se tornar realidade: a Assessoria para Assuntos Internacionais, escritório que age na missão de auxiliar os estudantes na busca por aprimorar no exterior os seus conhecimentos acadêmicos.

Com atendimento de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30min às 17h30min, a Assessoria intermedia o “match” entre os alunos da Unifor e mais de 122 instituições internacionais conveniadas, distribuídas em 27 países. Dentre estas, destacam-se Universidades renomadas e populares no ramo da pesquisa, como a Concordia University, no Canadá; a Universidad de Salamanca, na Espanha; a Universidade do Porto, em Portugal; e o Deggendorf Institute of Technology, na Alemanha.

Vale salientar que, sendo escolhida a instituição conveniada, o aluno pode cursar disciplinas relacionadas à sua graduação em outro país por um a dois semestres. Durante esse período, ele não custeia despesas relativas aos estudos na universidade estrangeira, somente a taxa de trancamento institucional da Unifor e demais gastos pessoais, incluindo transporte, alimentação e hospedagem. Interessados em fazer o intercâmbio no segundo semestre de 2022 têm até o dia 31 de março para realizar a inscrição. É possivel obter mais informações sobre os pré-requisitos e a documentação necessária clicando aqui.

Sobre os convênios e parcerias internacionais que a Universidade de Fortaleza possui, a professora Lina Sena, coordenadora da Assessoria para Assuntos Internacionais, explica que “[sua importância] está relacionada principalmente à possibilidade de viabilização do intercâmbio acadêmico para os alunos da Unifor e também de receber alunos estrangeiros em nosso campus. Os convênios internacionais viabilizam trocas de conhecimentos e vivências, fomentando a cultura, o desenvolvimento e a ciência, alargando os horizontes para toda a comunidade acadêmica”.

Ela destaca ainda que, a partir desses vínculos internacionais, “os estudantes podem vivenciar uma nova atmosfera não só academicamente, mas também culturalmente, pois têm a possibilidade de ter contato com pessoas de diferentes nacionalidades e estudar conteúdos diversos”. “Assim, percebemos que essa cooperação internacional é muito relevante para a formação global dos discentes, os quais podem desenvolver conhecimento em ambiente cosmopolita e assim obter diferentes percepções de mundo”, finaliza Lina.

Assessoria para Assuntos Internacionais
Local: 1° andar do prédio da Reitoria
Horário de atendimento: de segunda a sexta-feira, de 8h às 12h e de 13h30min às 17h30min
Mais informações: : (85) 3477-3127/ international@unifor.br