null Saiba tudo que acontecerá na II Semana de Arte Unifor

Saiba tudo que acontecerá na II Semana de Arte Unifor

Evento trará abertura de exposição, apresentações artísticas, lançamento de livros e palestras

Com programação diversa, Semana de Arte terá foco principal no centenário do modernismo brasileiro (Foto: Ares Soares)

De 22 a 26 de março de 2022, a Universidade de Fortaleza, instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz (FEQ), realizará a II Semana de Arte Unifor. Com programação variada, o evento tem como objetivo disseminar o acesso gratuito à cultura e fortalecer o incentivo às artes no Ceará, com evidência para as ações do tipo realizadas pela FEQ ao longo de seus 50 anos de atuação no Estado.

Um dos principais destaques da programação acontece na próxima terça-feira (22), às 19h, no Espaço Cultural Unifor; trata-se da abertura da mostra “100 anos da Semana de Arte Moderna em acervos do Ceará”, que tem curadoria de Regina Teixeira de Barros e consultoria de Aracy Amaral. Em cartaz até o final do semestre, ela propõe uma celebração ao centenário do evento que teve papel fundamental na consolidação do modernismo no Brasil. No dia seguinte (23), às 9h30min, Regina Teixeira ministrará palestra aberta ao público sobre a exposição.

Outra grande atração da II Semana de Arte é a mesa-redonda “Reflexos da Semana de 22 nas Artes Visuais, Arquitetura e Literatura do Ceará”, que acontecerá na quinta-feira (24), às 9h30min, no Auditório A4. A ocasião reunirá professores de Arquitetura e Urbanismo, Artes e Literatura da Universidade de Fortaleza para discussão sobre expressões artísticas do modernismo na esfera local ao longo do último século.

Ainda na quinta-feira, às 19h, também no auditório da Biblioteca Central, serão anunciados os autores selecionados do Prêmio de Literatura Unifor deste ano. Cerca de 100 produções literárias do gênero crônica foram enviadas para participar da edição. A entrega dos prêmios e o lançamento dos livros de ambas as categorias (“Obra inédita” e “Trabalhos inéditos”) acontecerão durante a solenidade.

Para encantar as famílias, o Grupo Mirante de Teatro Unifor realizará apresentações do projeto “Tarde com Arte” no sábado (26), às 16h, no Espaço Cultural Unifor. Por meio da contação de histórias, o projeto apresenta a trajetória de diferentes artistas e narrativas sobre suas obras em exposição, sempre propondo interações lúdicas com o público durante a performance.

Abaixo, confira programação completa da II Semana de Arte Unifor.

II Semana de Arte Unifor
Data: 22 a 26 de março
Horário: 9h30min às 21h
Local: Consulte a programação