null Saiba tudo sobre a nova especialização em Psicanálise da Universidade de Fortaleza

Qui, 15 Julho 2021 10:33

O curso é voltado para profissionais com graduação nas áreas de Saúde, Educação e afins.

O curso possibilita aos alunos o aprofundamento dos estudos, dos pontos de vista teórico e clínico, familiarizando-os com as referências centrais da psicanálise (Foto: Getty Images)

Quem nunca usou a frase “Freud explica”? Pois ela tem a ver com o que diz o inconsciente e com a psicanálise, método terapêutico  de exploração da subjetividade humana surgido no século XIX. A demanda por formação nessa área em nível de especialização levou à criação do curso da Universidade de Fortaleza, instituição da Fundação Edson Queiroz

A especialização na área e suas extensões possibilita aos alunos o aprofundamento dos estudos, dos pontos de vista teórico e clínico, familiarizando-os com as referências centrais da psicanálise. O Curso de Especialização em Psicanálise e suas Extensões surgiu do interesse por espaços acadêmicos de aprofundamento na teoria psicanalítica, bem como das construções sobre as possibilidades da psicanálise em extensão, tema bastante discutido na contemporaneidade.

Professora Michelle Belchior destaca as conexões do saber psicanalítico com as questões contemporâneas (Foto: acervo pessoal)

“Essa formação, nasce tendo em seu bojo o objetivo de abordar questões clínicas, culturais, sociais, políticas, educacionais, jurídicas, entre outras em suas respectivas articulações com o saber psicanalítico”, explica a professora Michelle Belchior, coordenadora dos cursos de Pós-graduação em Psicomotricidade e em Psicologia Educacional e do desenvolvimento da Pós-UNIFOR.

Formação na contemporaneidade

A professora explica que o Curso de Especialização em Psicanálise e suas Extensões trabalhará a partir de uma perspectiva de formação em psicanálise mais abrangente a fim de promover a capacitação dos profissionais. O objetivo é abordar questões relevantes do contemporâneo como gênero, racismo, saúde mental, neurociências, e aspectos correlacionados.

“Por isso, tal formação vem ao encontro das configurações atuais, nas quais o psicanalista coloca sua escuta e este saber específico a serviço de todas estas extensões em locais que ultrapassam os domínios do setting analítico (o processo de análise que envolve: o analista e o paciente)”, explica Michelle Belchior.

A professora considera ainda que o  novo curso de especialização já carrega as marcas destas atualizações que são necessárias ao campo psicanalítico. “Isso nos leva a crer que se trata apenas do começo de uma história frutífera e produtiva para o movimento psicanalítico contemporâneo em nossa cidade”, destaca Michelle Belchior, que é graduada em Psicologia e Fonoaudiologia e doutoranda em Ciências da Cultura.

Pós-Unifor

Experimente a evolução é o slogan da Pós-Unifor. Transformação, mudança contínua, desenvolvimento e progresso são alguns dos significados da palavra evolução, que sintetiza o objetivo dos cursos Lato Sensu da Pós-Graduação da Universidade de Fortaleza.  Os alunos que se matricularem em um dos mais de 30 cursos até 31 de julho não pagarão taxa de matrícula.