null Unifor conquista selo de Instituição Socialmente Responsável pelo 17º ano consecutivo

Qui, 25 Novembro 2021 10:43

A certificação concedida pela ABMES reforça as ações sociais realizadas pela Universidade de Fortaleza

O selo afirma o compromisso da organização com a sociedade a partir de ações voltadas para o bem-estar e desenvolvimento sustentável. (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição de ensino da Fundação Edson Queiroz, conquistou o “Selo Instituição Socialmente Responsável" 2021-2022, conferido pela Associação Brasileira de Mantenedoras de Ensino Superior (ABMES). A iniciativa certifica e reconhece as ações de impacto social realizadas por Instituições de Ensino Superior (IES) em todo o território nacional. Essa é a 17° vez consecutiva que Unifor é contemplada pelo projeto.

O “Selo Instituição Socialmente Responsável” foi atribuído por meio da participação da Unifor na Campanha da Responsabilidade Social do Ensino Superior Particular, promovida pela ABMES desde 2005. Para a certificação, foram cadastradas e realizadas 258 ações por parte da Unifor, todas voltadas para o bem-estar social e o desenvolvimento sustentável. Os quatro Centros de Ciências da Universidade de Fortaleza participaram ativamente das atividades.

Dentre as ações desenvolvidas pela Unifor em 2021, estão, por exemplo, o Serviço de Reabilitação Pós-Covid, realizado pelo Núcleo de Atenção Médica Integrada (Nami);  e as mais de 2 mil vagas ofertadas pelo Centro de Formação Profissional. Sem contar com outras atividades de iniciativas como o Projeto Jovem Voluntário, a Escola de Aplicação Yolanda Queiroz e o Projeto Cidadania Ativa.

Segundo o professor Randal Pompeu, Vice-Reitor de Extensão e Comunidade Universitária da Unifor, “a conquista do Selo Instituição Socialmente Responsável, pela 17ª vez consecutiva, representa o reconhecimento aos investimentos contínuos da Fundação Edson Queiroz, desde sua criação, em ações que produzem impacto positivo na sociedade, sobretudo junto às comunidades circunvizinhas ao campus da Universidade de Fortaleza”. Ele ressalta que “a atuação em projetos de responsabilidade social tem fomentado expressivamente o desenvolvimento de capital humano e de capital social no estado do Ceará”.

Já para o professor Marcus Mauricius, coordenador da Divisão de Responsabilidade Social da Unifor, a conquista do selo reforça o pacto comunitário estabelecido pela instituição. “A busca pela responsabilidade social é a marca e a essência da Fundação Edson Queiroz e, via de consequência, da Universidade de Fortaleza. São 48 anos atuando ativamente nessa vertente. Receber pela 17° vez essa certificação é de uma felicidade imensa, pois reflete o nosso compromisso com o bem-estar social, sempre trabalhando em prol da comunidade”.

Responsabilidade social na Unifor

A Universidade de Fortaleza é uma instituição de ensino superior referência no desenvolvimento de projetos e ações no âmbito social, sendo a única no Ceará a receber 17 certificações de instituição socialmente responsável pela ABMES. Anualmente a Unifor realiza diversas atividades que oportunizam o desenvolvimento da sociedade, gerando uma melhoria de vida aos assistidos, com, por exemplo, iniciativas voltadas para a capacitação profissional e voluntariado.