null Unifor divulga nesta terça-feira lista de candidatos aprovados no processo seletivo 2021.1

Seg, 9 Novembro 2020 18:26

Os alunos que não realizaram as provas dias 7 e 8 já poderão inscrever-se a partir desta quarta-feira (11). As provas continuarão sendo virtuais

Prova foi realizada de forma online como medida de biossegurança em razão da pandemia de Covid-19 (Foto: Getty Images)

A Universidade de Fortaleza, da Fundação Edson Queiroz, divulga nesta terça-feira, 10 de novembro, a lista dos candidatos aprovados no processo seletivo 2021.1 dos seus cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica, exceto Medicina. A prova online foi aplicada no final de semana passado. A matrícula dos aprovados já estará disponível no sistema da Unifor também nesta terça-feira, de forma presencial na Central de Atendimento, no térreo do prédio da Reitoria, de 8h às 21h, ou no formato virtual.

A partir de quarta-feira, o processo seletivo 2021.1 reabre as inscrições para as provas online para o preenchimento de vagas remanescentes, sem cobrança de taxa. Caso não queira fazer a prova online, os interessados podem continuar optando pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) de uma das edições passadas desde 2009 ou pela nota de processos seletivos anteriores da Unifor, a partir de 2017.1.

Em entrevista abaixo, a professora Janine Braga, presidente da Comissão Permanente do Processo Seletivo da Unifor, dá mais detalhes das provas online e sobre a continuidade do processo seletivo.

Por que a prova foi realizada de forma online?

A prova foi disponibilizada para realização online, já como uma medida de biossegurança em razão da pandemia do novo coronavírus. Porém, com o objetivo de proporcionar igualdade de condições para todos, a Universidade de Fortaleza montou uma infraestrutura para prova presencial, de forma que os candidatos que não se sentiam seguros em relação a conexões de internet, pudessem realizar a prova em nossos laboratórios.

Além disso, nós ficamos com uma equipe de plantão sábado e domingo, de 8h às 18h, para atendimento presencial e online. Os laboratórios foram todos higienizados para receber os candidatos, de acordo com os protocolos de biossegurança.

Nós tivemos poucas demandas no Campus, mas os poucos que vieram tiveram atendimento prestado com toda a segurança e puderam realizar sua prova com tranquilidade. Já a grande maioria optou por realizar a prova de forma online e durante todo o fim de semana as provas aconteceram de forma remota. A nossa expectativa é de terminar as correções ainda nesta segunda-feira e divulgar o resultado nesta terça-feira, 10 de fevereiro.

Como os candidatos receberam as provas?

Os candidatos receberam os links na véspera da prova e, para ajudá-los, mantivemos equipes de plantão para atendimento nos canais oficiais da Unifor. Tudo isso foi previamente divulgado. Além disso, ficamos tirando dúvidas dos candidatos em tempo real.

Quanto às provas, criamos vários temas que foram sendo entregues de forma randomizada para todos os candidatos inscritos, garantindo assim que eles não soubessem de forma prévia qual o tema que lhe seria atribuído. Os temas tinham equivalência de conteúdo e complexidade, garantindo a isonomia na avaliação dos candidatos.

Como vai ser o processo seletivo a partir de agora?

A partir de agora, o processo seletivo passa a ser continuado, ou seja, os candidatos podem inscrever-se continuadamente para as vagas remanescentes. A realização da prova acontecerá de forma intermitente, de segunda a segunda, no horário que for mais conveniente para o candidato. O nosso sistema funcionará 24 horas por dia.

Isso deverá acontecer após a divulgação do resultado das provas de sábado (7/11) e domingo (8/11). Já a inscrição prossegue obedecendo as modalidades já amplamente divulgadas pela Unifor: nota do ENEM, uso de notas de processos seletivos anteriores da instituição e a prova online. A diferença dessa prova online é que a classificação será individualizada e obedecendo a ordem cronológica de finalização da prova.

Quer dizer que o candidato pode escolher a hora que quer realizar a prova?

A prova de redação online tem uma característica muito interessante, que é de o candidato poder realizar a prova na mesma hora em que ele fizer a inscrição, por opção dele, ou, se preferir, acessar o seu link de inscrição e fazer a prova posteriormente. É importante frisar que a partir do momento em que o candidato clicar no botão ‘vou realizar minha prova’, ele terá duas horas para fazê-lo.