null Unifor é uma das três melhores do Brasil entre universidades com menos de 50 anos, segundo ranking THE

Qua, 23 Junho 2021 16:20

A instituição, mantida pela Fundação Edson Queiroz, é também a única particular na lista das 12 universidades no Brasil avaliadas pela Times Higher Education

A pontuação dos indicadores de 2021 registra melhoria de desempenho da Unifor em pesquisa, ensino, citações e internacionalização, em relação a 2020 (Foto: Ares Soares)

A Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição da Fundação Edson Queiroz, é a terceira melhor universidade do Brasil com menos de 50 anos de existência, de acordo com o THE Young University Ranking 2021. A classificação que mantém a Unifor entre as melhores instituições de ensino superior do mundo é elaborada pela Times Higher Education (THE), entidade britânica que produz a principal avaliação internacional do segmento educacional.

Apenas doze universidades do Brasil constam na lista, dentre as quais a Unifor é a única particular. O ranking THE leva em conta cinco critérios: ensino, pesquisa, citação, internacionalização e transferência de tecnologia. O resultado alcançado, além de atestar os diferenciais da Unifor, vai ao encontro da missão da universidade: “Contribuir para o desenvolvimento socioeconômico, científico e cultural, por meio da formação de profissionais de excelência, da pesquisa e da extensão universitária”.

A reitora da Universidade de Fortaleza, professora Fátima Veras, destaca que “os resultados dos rankings acadêmicos proporcionam à Universidade avaliar o impacto de seus investimentos em ensino, pesquisa e extensão na melhoria da qualidade dos serviços e produtos oferecidos à comunidade universitária e à sociedade, contribuindo para a evolução institucional”. A reitora ressalta ainda que o THE Young University Ranking é uma avaliação de escala mundial e, a partir do resultado desses indicadores em relação às outras Instituições de Ensino Superior (IES), é possível dimensionar a posição da instituição no mundo.

“Na análise da pontuação dos indicadores de 2021, observa-se a melhoria de desempenho da Unifor em pesquisa, ensino, citações e internacionalização, em relação a 2020. O maior avanço foi obtido em Citações, sinalizando para a qualidade e influência das pesquisas que vêm sendo desenvolvidas por esta IES”, comenta a reitora. Outro ponto de destaque em relação à Unifor, é a internacionalização, que dimensiona os docentes e os estudantes internacionais e as colaborações em pesquisa.

Pesquisas e citações

O diretor de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Universidade de Fortaleza, Vasco Furtado, ressalta a importância da pesquisa para a instituição. “Ao se tornar uma universidade que realiza pesquisa, a Unifor agrega qualidade ao ensino, pois seus professores estão sempre conhecendo o estado da arte de seus temas de ensino e impacta na sociedade com a produção de conhecimento científico capaz de gerar inovações econômicas e sociais”, explica o diretor da DPDI. A transferência de tecnologia, outro item avaliado pelo ranking THE, acaba sendo consequência dos investimentos em pesquisa e inovação feitos pela Universidade.

A partir de 2020, por exemplo, a Universidade de Fortaleza ganhou destaque nacional e internacional por fazer parte da força tarefa envolvendo instituições públicas e privadas que integram o Projeto Elmo. O capacete de respiração assistida desenvolvido com participação de pesquisadores da Unifor pode evitar em até 60% a necessidade de intubação em pacientes com Covid-19.

O desenvolvimento do capacete Elmo contou com a participação de pesquisadores da Unifor (Foto: Ares Soares)

O equipamento idealizado em abril de 2020 uniu, além da Fundação Edson Queiroz e da Escola de Saúde Pública do Ceará, um pool de instituições públicas e privadas, como a Secretaria da Saúde do Estado, a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (Funcap), a Universidade Federal do Ceará (UFC), a Federação das Indústrias do Estado do Ceará (FIEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai/CE) e a Esmaltec, empresa do Grupo Edson Queiroz.

O ranking THE

O THE Young University Ranking foi criado usando a mesma metodologia do THE World University Rankings, mas as ponderações foram recalibradas para refletir as missões das universidades mais jovens. A metodologia completa está disponível aqui (em inglês). Também foi disponibilizada para download uma revista online com mais detalhes sobre os resultados de 2021.

A classificação confirma o destaque da Universidade de Fortaleza no
âmbito nacional e internacional (Imagem: Reprodução do site da THE)

“Olhando para a mudança nas pontuações médias das edições de 2018 para 2021 do ranking, as universidades na categoria “jovem” (com 50 anos ou menos) parecem estar melhorando mais rapidamente do que as instituições mais antigas”, informa o site da Times Higher Education.